Notícias

UFMA abre novas vagas para Educação a Distância

publicado: 03/01/2013 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre novas vagas para a Educação a Distância nos anos de 2013 e 2014. Para o segundo semestre de 2013 serão oferecidas 1.050 vagas e, para 2014, mais mil vagas, para as áreas de Computação, Letras Português, Matemática, Química e Teatro. Os cursos serão realizados nos municípios de Imperatriz, Fortaleza dos Nogueiras, São Luís, Caxias, Grajaú, São João dos Patos, Codó, Porto Franco, Santa Inês, Imperatriz e Humberto de Campos.


Apresentando o terceiro melhor índice de Educação a Distância do Brasil, a UFMA visa, por meio desta medida, proporcionar mais possibilidades de qualificação em nível superior aos professores da educação básica do interior do Estado. A UFMA é responsável pelos cursos que são oferecidos nos municípios, mas os gestores das cidades devem informar as áreas de interesse e oferecer uma boa estrutura para que seja possível oferecer aos alunos uma educação de qualidade. Formada a parceria entre a Universidade e os municípios, os departamentos se encarregam de selecionar os professores da própria instituição para ministrarem as aulas.


Segundo o diretor do NEaD, professor Othon Bastos Filho, o mérito recebido de ser classificado como a terceira melhor EaD pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), confirma o trabalho, esforço e avanços que tem ocorrido ao longo dos anos. “Essa classificação representa que estamos trabalhando no caminho certo. Apresentamos um bom desempenho perante a Capes e isso nos ajudou a continuar dando qualidade ao curso e fazendo com que os recursos sejam bem empregados”.


A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. A UAB foi instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.


O programa também fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.


Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso à educação superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.


Última alteração em: 03/01/2013 19:48

registrado em: