Trabalhos de professores NEaD ganham espaço em eventos nacionais e internacionais

publicado: 16/08/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Trabalhos de professores e pesquisadores da Universidade federal do Maranhão têm conseguido, cada vez mais, espaço nos eventos de renome nacional e internacional.

De 11 a 14 de outubro, acontecem em Montevidéu, no Uruguai, o Sexto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais, e uma publicação maranhense marcará presença.

Um Algoritmo de Clustering no Auxílio à Formação de Grupos Sócio-Afetivos Afins para o Ensino em Ambientes CSCL é um trabalho que tem sido desenvolvido há dois anos, por José Ahirton Batista Lopes Filho, Cícero Costa Quarto ─ ambos do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ─ e pelo professor do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, o Msc. Rômulo Martins (co-orientador do trabalho). Martins, que também é coordenador estratégico do Núcleo de Educação a Distância, é co-orientador do trabalho.

Os processos educacionais sempre dependeram muito da existência de grupos, sejam os grandes, como a comunidade, ou os pequenos, como nas atividades em sala de aula. Com o advento da Internet e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), houve um crescimento na utilização da aprendizagem colaborativa, onde fatores sócio-afetivos aplicados aos grupos de aprendizagem colaborativos apoiados por computador têm um importante papel. Nas atividades colaborativas de aprendizagem, as habilidades sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outros, a fim de obterem sucesso em um trabalho coletivo.

Portanto, esta pesquisa vem propor uma ferramenta baseada em algoritmo de clustering que em conjunto com a interface Web da Avaliação
Roger Verdier, fornecerá suporte à formação de grupos colaborativos afins no ensino superior.

Clique AQUI e saiba mais sobre o Sexto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.

O prof. Dr. João Batista Bottentuit Jr. -- vinculado ao departamento de Educação II e ao Núcleo de Educação a Distância (NEaD) -- teve dois trabalhos aprovados para o IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Hipercomunidade, Escola e Tecnologias Digitais:

1. Indicadores de Qualidade para a Avaliação de Webquest - Algumas Recomendações;

2. O Infográfico e suas Potencalidades Educacionais.

Com o tema "Entre o não ainda e o já passou" promovido pela Associação Brasileira de Estudaods de Hipertextos e Tecnologia Educacional (ABEHTE), o encontro segue a tradição da Associação de oferecer oportunidades para discussão sobre a interface tecnologia e educação no contexto contemporâneo. O evento pretende dar continuidade, divulgar e aprofundar os estudos sobre redes sociais e educação O IV Encontro será realizado nas dependências da Universidade de Sorocaba (Uniso), Campus Cidade Universitária, nos dias 26 e 27 de setembro.

Além dos dois artigos, João Batista vai ministrar uma oficina: WebQuest uma Estratégia Inteligente para Integrar os Conteúdos e Recursos da Web em Sala de Aula. O objetivo é apresentar a metodologia WebQuest (ensino baseado na Web), sua estrutura, componentes, autores e surgimento, as formas para se conceber e avaliar uma WebQuest. Também será apresentado o Portal das WebQuests em Língua Portuguesa, desenvolvido pelo professor em sua tese de Doutoramento em Educação com Especialização em Tecnologia Educativa, realizada na Universidade do Minho, em Portugal.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: NEaD