Notícias
Trabalhos de professores NEaD ganham espaço em eventos nacionais e internacionais
Trabalhos de professores e pesquisadores da Universidade federal do Maranhão têm conseguido, cada vez mais, espaço nos eventos de renome nacional e internacional.
Sexto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
De 11 a 14 de outubro, acontecem em Montevidéu, no Uruguai, o Sexto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais, e uma publicação maranhense marcará presença.
Um Algoritmo de Clustering no Auxílio à Formação de Grupos Sócio-Afetivos Afins para o Ensino em Ambientes CSCL é um trabalho que tem sido desenvolvido há dois anos, por José Ahirton Batista Lopes Filho, Cícero Costa Quarto ─ ambos do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ─ e pelo professor do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, o Msc. Rômulo Martins (co-orientador do trabalho). Martins, que também é coordenador estratégico do Núcleo de Educação a Distância, é co-orientador do trabalho.
Um Algoritmo de Clustering no Auxílio à Formação de Grupos Sócio-Afetivos Afins para o Ensino em Ambientes CSCL
Os processos educacionais sempre dependeram muito da existência de grupos, sejam os grandes, como a comunidade, ou os pequenos, como nas atividades em sala de aula. Com o advento da Internet e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), houve um crescimento na utilização da aprendizagem colaborativa, onde fatores sócio-afetivos aplicados aos grupos de aprendizagem colaborativos apoiados por computador têm um importante papel. Nas atividades colaborativas de aprendizagem, as habilidades sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outros, a fim de obterem sucesso em um trabalho coletivo.
Portanto, esta pesquisa vem propor uma ferramenta baseada em algoritmo de clustering que em conjunto com a interface Web da Avaliação
Roger Verdier, fornecerá suporte à formação de grupos colaborativos afins no ensino superior.
Clique AQUI e saiba mais sobre o Sexto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Hipercomunidade, Escola e Tecnologias Digitais
O prof. Dr. João Batista Bottentuit Jr. — vinculado ao departamento de Educação II e ao Núcleo de Educação a Distância (NEaD) — teve dois trabalhos aprovados para o IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Hipercomunidade, Escola e Tecnologias Digitais:
1. Indicadores de Qualidade para a Avaliação de Webquest - Algumas Recomendações;
2. O Infográfico e suas Potencalidades Educacionais.
Com o tema “Entre o não ainda e o já passou” promovido pela Associação Brasileira de Estudaods de Hipertextos e Tecnologia Educacional (ABEHTE), o encontro segue a tradição da Associação de oferecer oportunidades para discussão sobre a interface tecnologia e educação no contexto contemporâneo. O evento pretende dar continuidade, divulgar e aprofundar os estudos sobre redes sociais e educação O IV Encontro será realizado nas dependências da Universidade de Sorocaba (Uniso), Campus Cidade Universitária, nos dias 26 e 27 de setembro.
Além dos dois artigos, João Batista vai ministrar uma oficina: WebQuest uma Estratégia Inteligente para Integrar os Conteúdos e Recursos da Web em Sala de Aula. O objetivo é apresentar a metodologia WebQuest (ensino baseado na Web), sua estrutura, componentes, autores e surgimento, as formas para se conceber e avaliar uma WebQuest. Também será apresentado o Portal das WebQuests em Língua Portuguesa, desenvolvido pelo professor em sua tese de Doutoramento em Educação com Especialização em Tecnologia Educativa, realizada na Universidade do Minho, em Portugal.
Última alteração em: 15/08/2011 09:09