Trabalhos da UFMA ganham visibilidade nacional

publicado: 28/04/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A Universidade Federal do Maranhão é a mais nova participante do Serviço Experimental Federação Educa Brasil (SE-FEB) -- projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que consiste em ofertar uma infraestrutura nacional para confederação de repositórios de Objetos de Aprendizagem (OAs), visando seu reuso a partir de um único ponto de busca.

A adesão, intermediada pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), significa que trabalhos de cunho acadêmico da UFMA, armazenados no Repositório Institucional, serão disponibilizados nacionalmente entre as instituições participantes do SE-FEB. Juntamente à UFMA, as universidades federais do Espírito Santo (UFES) e de São Carlos (UFSCar) completam o quadro de novos participantes do serviço.
Nossos professores e pesquisadores terão visibilidade na sua produção, além de ter á disposição, as publicações de outras universidades, proporcionando, assim, uma melhoria no processo ensino-aprendizagem, afirma Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

A participação das três instituições, que é fruto dos Grupos de Trabalho (GT-FEB) e opera em caráter experimental desde o começo do ano, surgiu a partir de uma chamada de participantes feita em fevereiro pela RNP.

SE-FEB

O serviço provê mecanismos para integrar vários repositórios de OAs, por meio da recuperação de seus metadados, tornando-os acessíveis por um sistema de busca global. Cada instituição participante colabora incluindo seu repositório de OAs na federação experimental.

"O projeto tem grande importância porque dá visibilidade aos trabalhos da comunidade acadêmica e também pela facilidade de estar em um local único", ressalta o coordenador tecnológico do NEaD Rômulo Martins.

As novas integrantes se juntam aos cinco participantes antigos do SE-FEB: o repositório Lume, do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPD/UFRGS); a Biblioteca Internacional de Objetos de Ensino, do Ministério da Educação e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (MEC/UNESCO); o Repositório de Objetos Educacionais para Engenharia Geotécnica (ENGEO), da Pós Graduação em Informática na Educação da Faculdade de Engenharia da UFRGS; a Biblioteca Nacional (Ministério da Cultura); e a Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), da UFRGS.

Como funciona o Repositório Institucional na UFMA?

É um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Central para a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente e, por estarem amplamente acessíveis, proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.

Qualquer trabalho científico da UFMA pode dispor do Repositório da UFMA. Mais informações no site (clique aqui e acesse) ou pelo telefone 3301-8654.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues