Notícias

Telessaúde realiza webpalestra sobre a Febre Oropouche nesta terça, 23

publicado: 23/07/2024 10h12, última modificação: 23/07/2024 16h59
A palestra será ministrada pelo professor do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Marcos Ronald Mota Cavalcante, com transmissão ao vivo no canal oficial do NTS.
PHOTO-2024-07-16-16-37-30.jpg

Nesta terça, 23, às 15h, o Núcleo de Telessaúde (NTS) do Maranhão realizará a webpalestra sobre febre Oropouche, doença transmitida principalmente por mosquitos e cuja prevenção requer diversos cuidados. A palestra será ministrada pelo professor do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Marcos Ronad Mota Cavalcante, com transmissão ao vivo no canal oficial do NTS, no YouTube.

Comum nos estados da região Amazônica, a febre Oropouche possui dois tipos de ciclos de transmissão e sintomas similares aos da dengue e da Chikungunya, além de uma série de recomendações fundamentais para evitar sua transmissão.

Casos no Maranhão

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão já registrou 18 casos de Febre Oropouche. Os casos confirmados estão nos municípios de Cidelândia (9), Bacabeira (4), São Luís (2), Açailândia (1), Pinheiro (1) e Santa Rita (1).

Ainda de acordo com a SES, não há casos de morte confirmados em decorrência da doença no estado. O único caso de óbito suspeito que estava sendo investigado foi descartado pelo Instituto Evandro Chagas.

Sobre o palestrante

O professor Marcos Ronald Mota Cavalcante é enfermeiro, especialista em Atenção Primária à Saúde, mestre em Saúde e Ambiente (UFMA), doutorando em saúde coletiva (UFMA), professor do Departamento de Saúde Pública da UFMA e consultor da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde.

O encontro será uma experiência rica, proveitosa e informativa para que a audiência se atente e se informe quanto a essa condição com crescentes casos no Brasil. Se você é educador, profissional da área da saúde ou deseja se informar sobre o tema, contamos com a sua presença no encontro!

ASSISTA AO VIVO

 

 

FONTE: Maiara Pacheco, com informações NTS Maranhão.

registrado em: