Notícias
Telessaúde Maranhão retoma suas atividades com reinauguração do Núcleo durante o Encontro Regional de Saúde Digital
Nos últimos anos, a forma como os serviços de saúde estão sendo oferecidos e acessados pela população está se transformando. Nesse contexto de mudanças, a saúde digital e a telessaúde surgem como ferramentas para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.
Com o objetivo de apresentar as experiências exitosas de Telessaúde, Saúde Digital e Inovação realizadas no Nordeste, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), realizou o Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde – Nordeste, nos dias 7 e 8 de agosto, sendo um espaço de discussões sobre as boas práticas, saindo do âmbito dos núcleos de telessaúde e ampliando o debate.
Na ocasião, representando o reitor Fernando Carvalho, a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Patrícia Machado, observou a oportunidade de encontrar soluções inovadoras que possam ser implementadas no país. “Este evento é uma oportunidade valiosa para compartilhar boas práticas, discutir desafios e encontrar soluções inovadoras que possam ser implementadas pelos diversos centros em todo o país. A Universidade está comprometida com a promoção da inovação e do conhecimento em todas as áreas do saber; no campo da saúde digital, estamos investindo em pesquisas, desenvolvendo tecnologias e capacitando profissionais para enfrentar os desafios do futuro”, pontuou a diretora.
Ao longo do tempo, o Núcleo de Telessaúde do Maranhão tem sido um exemplo de como a tecnologia pode transformar a prática médica e melhorar a vida das pessoas. “O impacto da telessaúde para o Maranhão é importante, especialmente, quando se fala do atendimento à população do estado. Em função do apoio que será possível realizar no atendimento a toda a comunidade no formato on-line; de alguns exames que poderão ser realizados a distância e também da questão do incentivo à pesquisa, do incentivo a tornar o acesso à saúde mais fácil”, ressaltou Machado.
Reinauguração do Telessaúde Maranhão
Durante a abertura do evento, no dia 7, o coordenador do Núcleo de Telessaúde (NTS) da UFMA, Humberto Serra, anunciou a retomada das atividades do Núcleo e, considerando a história e o relevante trabalho do NTS, definiu esse reinício como um momento histórico.
“Estivemos parados esse tempo todo, corremos atrás e, hoje, realmente, é um dia histórico. No dia 1º de março, começamos a reestruturar o núcleo e, efetivamente, começamos agora, em 1º de julho, com as ações de telessaúde e, ampliando essas ações, aderindo à oferta nacional de telediagnóstico do Ministério da Saúde. Esse reinício é um marco não só em saúde das Unidades Básicas de Saúde do nosso estado, mas para as Unidades Básicas Indígenas e para a população do Maranhão como um todo”, declarou o coordenador do Núcleo de Telessaúde da UFMA.
Com a retomada, o Núcleo amplia seus serviços para além da telessaúde da Saúde Básica, com foco também na saúde digital, no SUS Digital, como explica Humberto. “A gente já volta com ações de saúde digital, entre elas, a telessaúde que faz parte e volta mais forte do que fechou”, completa.
A retomada das atividades do Núcleo de Telessaúde da UFMA representa o compromisso da Universidade Federal do Maranhão com a inovação e a excelência das práticas em saúde digital bem como o total apoio para o fortalecimento do Núcleo de Telessaúde da UFMA.
Para acompanhar as ações do NTS, acesse o portal oficial do Núcleo de Telessaúde da UFMA.
Texto: Ingrid Trindade/DCOM-UFMA