Notícias
Telessaúde Maranhão realiza encontro com equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena para cadastro dos profissionais de saúde na plataforma SOFIA
O Núcleo de Telessaúde (NTS) da UFMA promoveu na última terça, 17, um encontro com a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) com o intuito de cadastrar os profissionais de saúde na plataforma SOFIA. A iniciativa foi motivada pela Oficina de capacitação para os profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MA), que ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto e terá a participação do Ministério da Saúde.
No evento, serão realizados treinamento e capacitação das equipes de saúde do DSEI. Para se antecipar à ocasião e torná-la ainda mais proveitosa, o NTS realizou o cadastramento da equipe no Sistema e, assim, permitiu que todos os profissionais da UBSI estejam habilitados para realizar teleconsultorias.
Além da SOFIA, o encontro possibilitou o cadastro dos responsáveis por exames de telediagnóstico, tais como telerretinografia e teleletrocardiograma. Durante a visita, um exame de teleretinografia foi feito como treinamento e demonstração, tornando o encontro ainda mais produtivo.
Do NTS-UFMA, estiveram presentes Humberto Serra, Gyovana Moreira, Amanda Rocha e Breno Lucas. Do DSEI-MA, compareceu Lúcio Guajajaras; e do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Raimundo Guilherme, Léa Marcia e Magno Guajajara.
“Como uma poderosa ferramenta que supera barreiras geográficas, a Telessaúde exerce um papel essencial na atenção à saúde indígena, principalmente em áreas remotas. Ela amplia o acesso a serviços médicos especializados, capacita profissionais locais, eleva a qualidade de atendimento nas comunidades e reduz custos com transporte e infraestrutura”, ressaltou o coordenador do NTS, Humberto Serra.
Sobre a SOFIA
A SOFIA é uma plataforma desenvolvida pelo NTS, voltada a teleconsultorias. Ela foi criada para uso exclusivo dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) do estado e fornece auxílio para procedimentos clínicos, processos de trabalho e temas ligados à saúde de modo geral.
O ambiente virtual foi desenvolvido com uma inteligência artificial capaz de gerar mais de 29 mil de respostas prontas, baseadas em evidências científicas fornecidas por profissionais altamente qualificados. Na SOFIA, os resultados de busca são gerados em até 3 segundos.
A plataforma é ideal para pesquisas e estudos, conta com processos automatizados e se encontra à disposição dos profissionais de saúde da APS do Maranhão para melhorar a qualidade de atendimento e fomentar a qualificação profissional na área.