Tecnologias do NEaD

publicado: 31/07/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

O NEaD conta com o apoio e suporte do Núcleo de Tecnologia e Informação - NTI, Nelio Alves Guilhon. Algumas dessas ferramentas disponíveis: o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a videoconferência, teleconferência e o Power Point narrado.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um sistema gerenciador de curso com características síncrona e assíncrona que proporciona a criação de comunidades on-line, nele temos varias ferramentas de interação com o usuário, tipo: fórum, chat, tarefas (envio de arquivos - upload), glossários, diário de bordo, material da disciplina, questionários, wiki (escrita colaborativa) e outros recursos.

A videoconferência é uma abordagem síncrona possibilitando a interação em tempo real, não sendo necessário esperar para obter respostas e realizar questionamentos sobre determinados assuntos, com o suporte do software chamado IP.TV que é um sistema de transmissão de sinais televisivos em alta velocidade via satélite garantindo um sinal de áudioe vídeo de elevada qualidade, dependendo apenas de um computador com conexão em Banda Larga. Ela pode ser feita com vários pólos ao mesmo tempo com o mesmo nível de interação e com definições de áudio e vídeo de alta qualidade.

As teleconferências são momentos assíncronos que podem ser definido como uma programação televisiva em um circuito fechado, sendo produzidos em blocos de 30 minutos até 1 hora para cada disciplina mostrando assim os detalhes de aulas práticas, proporcionando aos professores palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, convidados pela própria instituição de ensino.

O PowerPoint narrado é uma ferramenta da Microsoft atrelada a um plugin chamado de articulator que é capaz de sincronizar os slides com a narração e gerar um arquivo em flash para aplicações web ao até mesmo pra mídias como cds e dvds, simples de ser utilizado.

Com estas tecnologias disponíveis, o professor dispõe de maiores recursos para construir junto com o aluno o conhecimento de forma colaborativa - interativa melhorando assim o processo de aprendizagem.

Última alteração em: 14/01/2009 21:00