Notícias
Técnicos Administrativos concluem capacitação do Programa de Modernização da UFMA com módulo sobre habilidades socioemocionais
A Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da Universidade Federal do Maranhão realizou, na última sexta-feira, 29, a conclusão do curso de qualificação profissional voltado para os Técnicos Administrativos em Educação (TAES) da Universidade. A temática discutida no encerramento abordou as Habilidades Socioemocionais nos Diversos Contextos, ministrada pela superintendente da STED, Patrícia Machado. Ao todo, 119 servidores participaram do treinamento, que faz parte do Programa de Modernização da UFMA e é um importante passo para promover a eficiência da instituição e oferecer à comunidade processos mais ágeis.
Foram treze dias de treinamento, que abordaram a utilização dos sistemas SIGA-A, SIPAC, SIGRH, SEI e Polare, e culminou no módulo de habilidades socioemocionais. Durante as discussões, a professora Patrícia destacou que investir no desenvolvimento socioemocional é investir na valorização das pessoas, fortalecendo vínculos, promovendo saúde mental e ampliando o potencial de cada servidor dentro da UFMA.
"O desenvolvimento das habilidades socioemocionais é essencial para fortalecer a atuação dos servidores, pois contribui para relações de trabalho mais saudáveis, tomadas de decisão responsáveis e para o equilíbrio entre vida profissional e bem-estar pessoal", friou a superintendente.
Presente no encerramento, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, parabenizou os técnicos e reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento contínuo do quadro de servidores dentro da política de qualidade proposto pelo programa. “Os nossos técnicos que atuam hoje nos departamentos vão passar a atuar nas coordenações e, com isso, as atividades também mudam. Por isso estamos fazendo essas capacitações, para que, ao assumirem nas coordenações, eles estejam preparados para esse novo momento que a Universidade está atravessando”, pontuou o reitor.

Para os técnicos, o curso representou uma oportunidade de aprimorar habilidades e contribuir para a modernização da Universidade. O servidor Fernando Rodrigues participou do treinamento e elogiou a iniciativa. “O treinamento é necessário, porque ainda estávamos no ‘século 20’, então precisamos nos atualizar e, para mim, que já participei de vários cursos, esse está sendo um dos mais importantes, porque são novos programas e novas metas da Universidade", destacou o servidor.
A qualificação é um passo estratégico para a modernização e integração dos processos acadêmicos e administrativos, fortalecendo a estrutura interna, valorizando o trabalho técnico e estimulando a colaboração entre setores. Com o nivelamento de acessos, o uso otimizado das ferramentas e a troca de experiências, a UFMA prevê que os cursos alcancem padrões ainda mais elevados de eficiência e qualidade, beneficiando toda a comunidade acadêmica.
Com informações do site da UFMA.