Notícias

TCCs que viraram livro: conheça a Coletânea de Estudos em Gestão Pública

publicado: 17/06/2025 17h52, última modificação: 25/06/2025 10h06
Obra é produzida a partir dos trabalhos dos estudantes do curso de especialização EaD em Gestão Pública Municipal.
banner 768x432 (28).png

Para muitos, o TCC é um pesadelo. Mas e se ele pudesse abrir portas para algo muito maior? No curso de especialização EaD em Gestão Pública Municipal da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED/UFMA), TCCs se transformaram em capítulos da Coletânea de Estudos em Gestão Pública.

Publicada pela EDUFMA, a obra foi construída a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), cuja proposta foi lançada aos discentes e seus orientadores para transformar projetos em capítulos de livro.

“O professor Sérgio Roberto Pinto me procurou para verificar a possibilidade de publicar um livro com os trabalhos dos alunos que estiveram sob sua orientação. Achei a ideia muito interessante e resolvi incluir os trabalhos dos demais estudantes. Assim, fiquei responsável por fomentar a participação dos demais orientadores na construção do livro e, também, de assegurar a qualidade e transparência dos trabalhos que iriam integrar a coletânea”, relata o coordenador da especialização em Gestão Pública Municipal, Francisco Gilvan Moreira.

O desafio virou conquista!

Os trabalhos submetidos foram separados nas áreas de Gestão, Educação e Direito. Para avaliá-los, foi criada uma comissão julgadora, formada por professores doutores da UFMA, que poderia reprovar ou solicitar ajustes para que o trabalho fosse publicado. 

“Os temas abordados no livro são relevantes e atuais e os trabalhos foram construídos por profissionais que atuam ou pretendem atuar na Gestão Pública. Desta forma, a coletânea serve como inspiração para que mais pessoas participem das próximas turmas do curso”, expressa o coordenador.

O maior desafio, segundo o professor Francisco Gilvan, foi superar o medo dos discentes da produção acadêmica. “Eles se achavam incapazes de produzir algo relevante e, ainda, que pudessem passar pelo julgamento da comissão avaliadora. Foi preciso que os orientadores atuassem diretamente com seus orientandos, argumentando sobre a importância de ter seu trabalho publicado em um capítulo de livro e, ainda, chancelado por uma editora universitária”, ressalta.

Para o coordenador, a proposta da coletânea é reflexo do trabalho da STED, que tem se empenhado em participar dos editais de seleção da CAPES e garantido recursos para execução de vários cursos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP. 

“Já foram oferecidas três turmas do curso e estamos nos organizando para ofertar a quarta turma, no próximo semestre. Os cursos são gratuitos e oferecidos nos polos da Universidade Aberta do Brasil, conseguindo levar formação de alta qualidade para regiões do Maranhão muito carentes, que necessitam de mão de obra qualificada”, declara.

A UFMA tem um papel fundamental para mudar os indicadores de desenvolvimento do Maranhão e a especialização EAD em Gestão Pública Municipal é uma ferramenta importante para a formação desses profissionais.

“Formar recursos humanos para atuarem na Gestão Pública Municipal é algo relevante, pois melhoram os serviços públicos que são ofertados à população e serve como instrumento de valorização da mão de obra local, garantindo a geração e manutenção de empregos para os moradores das cidades do Maranhão, em especial as do interior do estado”, declara o professor Francisco Gilvan.

Leia aqui a Coletânea de Estudos em Gestão Pública.

registrado em: ,