Sul do Maranhão conta agora com novo pólo UAB de Porto Franco

publicado: 07/07/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

bafc480930cd27b2a92f6ff805c6a050.jpgMoradores de cidades da região Sul do Estado têm agora melhores chances para formação superior sem precisar migrar para outras regiões do país. A nova sede do pólo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Porto Franco, Campus Darcy Ribeiro Educação, Ciência e Tecnologia, foi inaugurada na última sexta-feira ( 2) com capacidade para receber mais de mil alunos de cursos a distância.

Estiveram presentes no evento: o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo; o diretor de Educação a Distância da Capes, Celso Costa; o diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA, Othon Bastos Filho, representando o reitor Natalino Salgado; a coordenadora do Campus, Andréa Cutrim, a coordenadora do Pólo pela UAB, Noélia Macedo, além de representantes de instituições pela UAB e da sociedade civil.

Viabilizado pela Prefeitura da cidade, o novo Campus permitirá a expansão da oferta de ensino superior pela UFMA na região. “Com a construção dessa nova sede, a região começa a ser um Centro Universitário, com a presença efetiva da UFMA. Com a qualidade de um Pólo desse porte, pode-se aumentar a oferta e a qualidade dos cursos”, avalia Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.

O Campus Darcy Ribeiro conta ampla estrutura física, equipamentos modernos e espaços planejados para a acessibilidade às diversas necessidades especiais. É dotado de salas para aulas presenciais, videoconferências, tutoria, coordenação, além de salas para professores e técnicos operacionais. Conta também com laboratórios (de biologia, química, matemática física, informática), biblioteca, auditório e quadra poliesportiva.

Para Noélia Macedo, com as novas instalações, Porto Franco vai poder aumentar e melhorar a oferta de cursos superiores na região, além de ganhar maior independência quanto à demanda de profissionais qualificados para o mercado de trabalho local.

“É importante trazer para a população a possibilidade de cursar o ensino superior por instituições de qualidade, com cursos sérios e de responsabilidade. A partir de agora, os jovens daqui não têm mais a necessidade de estudar fora ”, comenta Noélia Macedo.

Última alteração em: 06/07/2010 16:28