Notícias
Sul do Maranhão conta agora com novo pólo UAB de Porto Franco
Moradores de cidades da região Sul do Estado têm agora melhores chances para formação superior sem precisar migrar para outras regiões do país. A nova sede do pólo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Porto Franco, Campus Darcy Ribeiro Educação, Ciência e Tecnologia, foi inaugurada na última sexta-feira ( 2) com capacidade para receber mais de mil alunos de cursos a distância.
Estiveram presentes no evento: o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo; o diretor de Educação a Distância da Capes, Celso Costa; o diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA, Othon Bastos Filho, representando o reitor Natalino Salgado; a coordenadora do Campus, Andréa Cutrim, a coordenadora do Pólo pela UAB, Noélia Macedo, além de representantes de instituições pela UAB e da sociedade civil.
Viabilizado pela Prefeitura da cidade, o novo Campus permitirá a expansão da oferta de ensino superior pela UFMA na região. “Com a construção dessa nova sede, a região começa a ser um Centro Universitário, com a presença efetiva da UFMA. Com a qualidade de um Pólo desse porte, pode-se aumentar a oferta e a qualidade dos cursos”, avalia Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.
O Campus Darcy Ribeiro conta ampla estrutura física, equipamentos modernos e espaços planejados para a acessibilidade às diversas necessidades especiais. É dotado de salas para aulas presenciais, videoconferências, tutoria, coordenação, além de salas para professores e técnicos operacionais. Conta também com laboratórios (de biologia, química, matemática física, informática), biblioteca, auditório e quadra poliesportiva.
Para Noélia Macedo, com as novas instalações, Porto Franco vai poder aumentar e melhorar a oferta de cursos superiores na região, além de ganhar maior independência quanto à demanda de profissionais qualificados para o mercado de trabalho local.
“É importante trazer para a população a possibilidade de cursar o ensino superior por instituições de qualidade, com cursos sérios e de responsabilidade. A partir de agora, os jovens daqui não têm mais a necessidade de estudar fora ”, comenta Noélia Macedo.
Última alteração em: 06/07/2010 16:28