Notícias

RNP apresenta à STED sua Carta de Serviços e soluções tecnológicas voltadas à Educação a Distância

publicado: 17/06/2025 10h00, última modificação: 18/06/2025 10h47
banner 768x432 (8).png

Nessa segunda-feira, 16, a equipe diretora da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) visitou a Superintendência de Tecnologias na Educação - STED - da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a apresentação de sua Carta de Serviços com foco na Educação a Distância. O encontro foi dedicado à troca de conhecimentos e ao fortalecimento de parcerias estratégicas. 

Para a superintendente da STED, Patrícia Machado, o encontro foi bastante exitoso, pois impulsiona o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiam nossa comunidade acadêmica e o ensino a distância.

“A troca de experiências e a apresentação detalhada da Carta de Serviços nos permitiram vislumbrar novas possibilidades de inovação, fortalecendo o papel da STED como articuladora de práticas educacionais digitais no âmbito da UFMA. Estamos confiantes de que essa aproximação renderá frutos importantes para o futuro da nossa instituição ainda mais conectada”, ressaltou.

Durante o encontro, a RNP apresentou recursos e funcionalidades de plataformas e serviços, como o Eduplay, Conferência Web, FileSender e Moodle (versão RNP). “Com foco em apoiar as instituições públicas de ensino em suas demandas digitais, nosso catálogo oferece soluções gratuitas e pagas, que podem ser contratadas conforme as necessidades de cada instituição. A proposta é fortalecer a infraestrutura tecnológica da educação, promovendo mais inclusão, inovação e eficiência nos processos de ensino e aprendizagem”, frisou Marcelino Cunha, gerente de Serviços da RNP.

Entre os serviços disponibilizados pela RNP que já são utilizados na UFMA estão a Eduroam, sistema de Wi-Fi mundial da rede acadêmica, que permite a estudantes, pesquisadores e professores se conectarem à internet em qualquer câmpus ou instituição afiliada usando apenas suas credenciais e o Comunidade Acadêmica Federada (CAFE), que permite acesso seguro a mais de 2.500 serviços, como bibliotecas digitais, plataformas de pesquisa e softwares educacionais.   

Estiveram presentes profissionais do IFMA, UEMANET, UNA-SUS/UFMA e o Núcleo de Telessaúde da UFMA, promovendo uma rica troca de experiências sobre educação digital.                      

 

registrado em: