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STED realiza I Formação de Tutores Administrativos com os candidatos selecionados para atuação nos polos de ensino
A Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da Universidade Federal do Maranhão realizou, nesse sábado (29), a I Formação de Tutores Administrativos. O encontro marcou o início das orientações formais para o grupo responsável por apoiar alunos, professores e coordenadores nos polos de Educação a Distância da UFMA. A reunião trouxe esclarecimentos sobre atribuições, legislação e práticas essenciais para o desempenho eficiente das atividades administrativas no âmbito da EaD.
A formação foi ministrada pela administradora da STED, Camila Pontes, que destacou a importância da atuação integrada entre tutores, coordenações e equipe gestora. “O trabalho em equipe é fundamental para que possamos garantir um atendimento eficaz e alinhado com as necessidades dos estudantes. Cada membro da nossa equipe desempenha um papel central nesse processo”, afirmou.
Mudanças na legislação e novos desafios da EaD
Durante o encontro, Camila contextualizou os participantes sobre as recentes alterações na legislação da educação a distância, que passam a exigir atividades presenciais e determinam restrições para cursos ofertados integralmente na modalidade remota. “Tais mudanças impactam diretamente a rotina dos tutores administrativos, que devem conhecer as normas e orientar corretamente os alunos”, frisou.
A Formação detalhou as responsabilidades dos tutores administrativos, que incluem apoio acadêmico e técnico aos estudantes, comunicação com professores e monitoramento das atividades. Amanda Ferreira Aboud de Andrade, coordenadora-geral da UAB/UFMA, reforçou o papel presencial desses profissionais. “A presença física no polo faz toda a diferença. É nesse espaço que o tutor consegue ouvir o aluno, entender suas necessidades e prestar um atendimento realmente eficaz”, destacou.
A carga horária estabelecida para os tutores é de 20 horas semanais, com previsão de atendimentos em horários noturnos e aos sábados. O controle de frequência será realizado pelos coordenadores dos polos. Segundo Aboud, essa dinâmica garante maior proximidade com a realidade dos estudantes, muitos deles trabalhadores que dependem de horários alternativos para buscar suporte.
Matrículas e acompanhamento acadêmico
Outra pauta central foi o acompanhamento das matrículas em disciplinas de reoferta, cujo período ocorrerá de 1º a 6 de dezembro de 2025. Camila explicou que os tutores devem orientar os estudantes sobre o uso do sistema SIGAA e sobre a importância de não deixar o procedimento para a última hora. Ela reforçou que a confirmação das matrículas ocorrerá apenas após o fechamento oficial do período.
Nesse processo, os tutores utilizarão uma planilha compartilhada para registrar intervenções e monitorar ações relacionadas às matrículas e ao desempenho dos alunos. “O registro claro das intervenções nos ajuda a compreender o percurso dos estudantes e a intervir de forma mais precisa”, observou Camila.
As falas evidenciaram o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos processos e a oferta de um atendimento mais eficiente para os estudantes EaD da UFMA. “A I Formação marca o início de um novo ciclo de organização e profissionalização da atuação nos polos, reforçando a missão da STED de aprimorar a experiência educacional dos alunos em todos os nossos 38 polos de ensino no Maranhão”, encerrou.