Notícias
STED realiza 1º Workshop de Integração dos Programas da superintendência da UFMA
Nos dias 11 e 12 de setembro, a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da UFMA promoveu o 1º Workshop de Integração dos Programas STED/UFMA, reunindo gestores, coordenadores, técnicos, docentes e discentes no auditório da superintendência.
Durante dois dias, o evento oportunizou o compartilhamento das principais ações, resultados, inovações e desafios dos programas vinculados à STED: Telessaúde UFMA, UAB, UFMA Virtual, UNA-SUS e BAITES. O objetivo foi fortalecer a integração das equipes e criar novas oportunidades de cooperação entre projetos.
Na abertura, a superintendente da STED, professora Patrícia Maria Abreu Machado, destacou a missão da superintendência em promover políticas institucionais de Educação a Distância e incentivar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o aperfeiçoamento pedagógico.
“Nosso principal objetivo é integrar as equipes e permitir que as informações circulem entre os programas. Uma experiência de sucesso de uma área pode ser adaptada e inspirar outras. Isso fortalece a universidade e gera novas possibilidades de trabalho conjunto, ampliando o alcance e a efetividade das ações da UFMA”, ressaltou.

O reitor da UFMA, professor Fernando Carvalho Silva, reforçou o caráter estratégico da integração promovida pela STED. “É fundamental valorizar setores que exercem papel estratégico dentro da universidade. A STED tem mostrado resultados concretos, que impactam diretamente a sociedade. Esse momento de integração contribui para ampliarmos ainda mais a atuação institucional”, afirmou.
Primeiro dia de apresentações
A primeira manhã de atividades iniciou com apresentação do Telessaúde/UFMA (NTS-UFMA), que mostrou avanços em teleassistência, telediagnóstico e teleconsultoria, destacando ainda a plataforma SOFIA. O coordenador do NTS-UFMA, Humberto Serra, destacou, ainda, os benefícios dos serviços e sistemas prestados e desenvolvidos pelo núcleo, como a redução de custos e de filas esperas e, acima de tudo, a oferta de cuidado especializado e eficaz para a saúde da população.
“O Telessaúde democratiza o acesso à saúde. Recentemente, conseguimos encaminhar uma criança quilombola com risco de cegueira diretamente para atendimento especializado, evitando meses de espera. Esse é o papel transformador da telemedicina e da universidade”, expressou Serra.

Seguindo com a programação, a coordenadora do Programa UAB, Amanda Aboud, expôs dados sobre polos, cursos, indicadores e ações de inovação; e o UFMA Virtual apresentou experiências em cursos, recursos digitais e parcerias institucionais.
Programação do segundo dia
Na sexta-feira, 12, a programação contemplou a UNA-SUS, que compartilhou suas iniciativas em formação de profissionais de saúde e o alcance em todo o Brasil.
“A UNA-SUS já alcançou mais de 1,9 milhão de matrículas em cursos de capacitação para profissionais de saúde em todo o país. Hoje, somos referência nacional e internacional, e seguimos inovando, inclusive com o uso da inteligência artificial em nossas produções pedagógicas”, revelou Juan Paiva, coordenador de Ofertas Educacionais.
Em seguida, o BAITES apresentou seus projetos de bioeconomia e inovação tecnológica, como a estruturação da cadeia do pescado no Maranhão e a extração de bioativos com potencial de aplicação em áreas como saúde e cosméticos.
“O BAITES nasceu como um hub de inovação e hoje reúne mais de 160 pesquisadores de diferentes áreas, desenvolvendo projetos que vão da bioeconomia à inteligência artificial. Nosso foco é gerar soluções tecnológicas e sociais que fortaleçam comunidades e cadeias produtivas locais”, explicou Mikele Cândida Sousa de Sant' Ana, coordenadora do Projeto de Pesquisa Open Lab de IA.
Além dos painéis, o workshop abriu espaço para debates com o público, sistematização de encaminhamentos e definição de próximos passos. A iniciativa será incorporada a uma agenda contínua de encontros, prevista até setembro de 2026, ampliando o diálogo e a integração entre programas da STED/UFMA.
“O que vimos nestes dois dias foi a força da integração. O desafio daqui para frente é transformar esse diálogo em projetos colaborativos, consolidando a STED como um polo estratégico de inovação e educação na UFMA”, concluiu a superintendente da STED.
