Notícias
STED convoca a comunidade acadêmica para responder ao questionário de Avaliação Institucional disponível até 28 de fevereiro
A Superintendência de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (STED - UFMA) convoca a comunidade acadêmica para responder ao questionário de Avaliação Institucional 2025, disponível até 28 de fevereiro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O questionário é elaborado e analisado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, contando com representantes docentes, discentes, técnicos-administrativos e da comunidade externa à UFMA.
A avaliação é realizada por meio do SIGAA, SIPAC ou SIGRH.
“A Avaliação Institucional é uma oportunidade especial para conhecer detalhadamente onde o aluno estuda e/ou trabalha, bem como para servir de subsídio para o planejamento institucional, reavaliação de processos e melhoria da atuação da Universidade. A participação de todos nessa pesquisa é de extrema importância e representa o primeiro passo para garantir o processo democrático da avaliação”, pontuou o presidente da CPA, Francisco Gilvan Moreira.
Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
Saiba Mais
A Avaliação é um procedimento essencial para o credenciamento da Instituição de Ensino Superior (IES), autorização e reconhecimento de cursos (Atos Autorizativos), e para o recredenciamento de IES e renovação de reconhecimento de cursos (Atos Regulatórios), constituindo, juntamente com a Avaliação Externa (Avaliação de Curso de Graduação realizada por representantes do INEP) e com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Para saber mais sobre esse trabalho e os relatórios de avaliação, acesse o site da Comissão Própria de Avaliação da UFMA.