Notícias
STED celebra o Dia Nacional do Livro com lançamento de e-books do Curso de Física EaD
Em alusão ao Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da Universidade Federal do Maranhão celebra a data promovendo o acesso ao conhecimento e à inovação. O destaque vai para a série de e-books do Curso de Física EaD.
As publicações reúnem recursos educacionais inovadores, elaborados por professores e estudantes, com o objetivo de transformar o ensino e a aprendizagem da Física por meio de metodologias ativas e tecnologias educacionais acessíveis.
De acordo com o professor Edson Firmino de Carvalho, coordenador do curso de Física EaD, os e-books representam uma nova forma de compartilhar materiais didáticos produzidos nas pesquisas e práticas pedagógicas da UFMA.
“No PROFIS, os estudantes elaboram materiais didáticos como sequências didáticas, simuladores e experimentos práticos, mas sua disseminação ainda era limitada. Para enfrentar esse desafio, criamos o projeto ‘AMPLIANDO FRONTEIRAS: estratégia de desenvolvimento e disseminação de produtos’, com o objetivo de expandir o uso desses materiais por professores e estudantes, fortalecendo o ensino de Física por meio de metodologias inovadoras. A STED teve papel essencial nesse processo, garantindo acessibilidade, qualidade pedagógica e padronização dos conteúdos”, explica o docente.
Da pesquisa à sala de aula digital
Os e-books foram elaborados por pesquisadores, professores e estudantes envolvidos no projeto AMPLIANDO FRONTEIRAS, com a proposta de transformar experiências de ensino em materiais digitais acessíveis a um público mais amplo.
O processo de produção incluiu diversas etapas:
Pesquisa teórica e metodológica, explorando abordagens inovadoras para o ensino de Física;
Criação e experimentação em contextos reais, com testes em salas de aula e ajustes baseados no feedback de professores e alunos;
Edição e formatação, realizadas com apoio da STED e publicação pela Editora da UFMA (EDUFMA), assegurando qualidade gráfica e acessibilidade;
Distribuição digital, por meio de plataformas como EduCAPES, eventos científicos e parcerias com polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e escolas da Educação Básica.
Metodologias que inspiram o aprendizado
Segundo o professor Edson, os e-books incorporam metodologias ativas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem.
“Os e-books adotam estratégias que incentivam a participação dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. As abordagens incluem gamificação, experimentação prática, uso de tecnologia e robótica, e ensino contextualizado todas alinhadas ao modelo pedagógico da Licenciatura em Física EaD da UFMA”, detalha o coordenador.
Os materiais atendem a diferentes públicos: professores do Ensino Médio, que podem utilizá-los em suas aulas; estudantes de Licenciatura em Física, que encontram neles referências metodológicas; e alunos da Educação Básica, que podem explorar os conteúdos de forma autônoma, por meio de atividades interativas e experimentos simples. “Buscamos integrar tecnologias e práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais eficaz, fortalecendo a formação docente, a pesquisa e a inovação no ensino de Física”, destaca Edson.
Coleção de e-books do Curso de Física EaD/UFMA
Explorando a Cinemática
Carta Celeste de São Luís do Maranhão
Zeeman: um game estratégico para avaliação da aprendizagem em Dinâmica
Construindo um estereoscópio
Telemetria em lançamento de foguetes
Física dos balões de ar quente
Novos lançamentos:
Gráficos táteis para o ensino inclusivo de Física experimental
Mapeamento de ruído: uma aplicação usando o Google Earth Pro
Os e-books estão disponíveis gratuitamente no site da EDUFMA e representam um passo importante na valorização do conhecimento científico e da leitura, reforçando o compromisso da Universidade com uma educação pública, inovadora e inclusiva.