Notícias

Série Biblioteca Digital de Odontologia: Conheça o aplicativo gratuito sobre Saúde Bucal do paciente com Doença Cardiovascular

publicado: 16/03/2023 20h29, última modificação: 16/03/2023 20h29
O aplicativo está disponível para download nas lojas Android e IOS.
Série Biblioteca Digital de Odontologia (2).png

Recentemente, A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão, por meio da UNA-SUS/UFMA, lançou uma nova ferramenta para disseminação de conhecimento em saúde bucal. Conheça a Biblioteca Digital de Odontologia, que conta com um acervo diverso e especializado nas seguintes áreas temáticas: Urgências Odontológicas, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias, Saúde bucal PCD e Doenças Infecciosas.

Neste primeiro texto da série “Biblioteca Digital de Odontologia” – ou como foi carinhosamente apelidada pela equipe como “BD de Odonto” –, abordaremos o acervo sobre Saúde Bucal e DCNT: Doenças Cardiovasculares, que está organizado dentro do aplicativo “Doenças Cardiovasculares”, disponível nas lojas Android e IOS.

O acervo

Inspirado no curso “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: doenças cardiovasculares”, ofertado pela UNA-SUS/UFMA em 2021 e encerrado em 9 de março de 2023, o aplicativo visa compreender os fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque nas doenças cardiovasculares e como elas impactam à saúde bucal do paciente com DCNT – grupo cada vez mais prevalente no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS).

A BD – Doenças Cardiovasculares atende a uma demanda na formação de profissionais que integram as equipes de saúde bucal e participam do cuidado odontológico aos usuários com DCNT, assim como, estudantes que buscam conteúdos relacionados à saúde bucal.

Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo permite que o conteúdo esteja mais acessível e com mais usabilidade. Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos.

Ao entrar com seu login e senha, o usuário terá acesso às obras disponibilizadas gratuitamente na BD, como, por exemplo, o Infográfico Interativo sobre a “Abordagem odontológica a pessoa com condições cardiovasculares: cardiopatias congênitas, doenças valvares, doença arterial coronariana, arritmia, miocardiopatias e transplantes cardíacos”.

Além desse recurso educacional, a BD – Doenças Cardiovasculares conta também com um material em PDF sobre prevenção de complicações hemorrágicas e um e-book intitulado “Compreendendo a Rede de Atenção à Saúde Bucal à pessoa com doenças cardiovasculares”.

A plataforma será acompanhada continuamente pelos especialistas para que seus conteúdos estejam sempre atualizados dentro das temáticas abordadas na Odontologia, visando, também, a ampliação do acervo.

A Biblioteca Digital de Odontologia é fruto de uma parceria entre a DTED/UFMA, por meio da UNA-SUS/UFMA –, Grupo SAITE, Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Conheça, baixe e compartilhe as demais Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-US/UFMA:

Urgências Odontológicas - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Respiratórias Crônicas - Baixe o APP Android e IOS

Saúde bucal PCD - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Infecciosas - Baixe o APP Android e IOS.

registrado em: