Ser humano e tecnologia: professor Gustavo Pereira traz reflexões sobre o tema na aula magna do curso Gestão de Pessoas na Era Digital

publicado: 19/01/2024 10h40, última modificação: 19/01/2024 10h40
Com o tema “As possibilidades do humano em um contexto de disrupção pela tecnologia”, a aula inaugural foi transmitida ao vivo e está disponível na íntegra no Canal EAD Para Você, no Youtube.
IMG_1549.png

Nessa terça-feira, 16, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizou a Aula Inaugural do curso de Especialização em Gestão de Pessoas na Era Digital, ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa e transmitida ao vivo no Canal EAD Para Você, no Youtube.

A diretora da DTED/UFMA, Patrícia Machado, dá as boas-vindas aos estudantes e ressalta a importância do curso com foco na gestão de pessoas na perspectiva da era digital.

“Além da conexão do aprendizado, a especialização também trará crescimento individual e coletivo, novas conexões sociais, ampliando a rede de amigos, colegas de profissão e novos trabalhos. Então, acredito que o curso irá proporcionar uma imersão bem interessante em temáticas atuais e inovadoras”, pontuou.

Com o tema “As possibilidades do humano em um contexto de disrupção pela tecnologia”, o professor Gustavo da Costa transitou por temas que permearam desde o conceito do Homo sapiens na era industrial, pós-industrial, informacional, até a era digital.

“Interessante que falamos muito da tecnologia, dos avanços tecnológicos, da era digital, da era da informação que antecede a era do conhecimento, mas falamos pouco do humano. O que é ser ‘humano’ no mundo de hoje? O que nos assegura esse atributo que nos diferencia de outras espécies? Com a revolução científica, o Homo sapiens assume o protagonismo que tem até hoje, mas o que a revolução científica nos trouxe de novidade?. Ela nos trouxe a possibilidade – como caminhada civilizatória – de questionar as verdades vigentes e tudo aquilo que era posto e definitivo para nós. Então, os humanos dentro da prevalência dos métodos racionais começaram a questionar, a verificar, comprovar, e isso foi responsável por um período de muitas luzes em todos os campos da ciência”, enunciou o palestrante.

No decorrer da sua fala, o professor reflete bastante sobre o conceito de “paradigma” nas configurações sociais. “Entendo que um paradigma necessário para qualquer reflexão é assumirmos a consciência – responsável e reflexiva – de que estamos numa sociedade em rede, altamente conectados, produzindo espaços de fluxos contínuos com uma (re)conceituação bastante importante do que vem a ser espaço e tempo”, ponderou.

No fim de sua apresentação, o docente faz um alerta. “Nenhuma ideia aqui exposta é conclusiva. São conhecimentos para serem postos à prova, refutados e produzir boas reflexões”, aconselhou Gustavo da Costa.

A coordenadora do curso de Especialização em Gestão de Pessoas na Era Digital, Adriana Araújo, encerrou a aula inaugural apresentando toda a equipe e as informações essenciais para o progresso do aluno dentro da especialização, como: a equipe de coordenação do curso, os 16 professores formadores, os 7 professores tutores, explicou o objetivo do projeto pedagógico do curso, a metodologia aplicada, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os meios de comunicação utilizados pela comunidade acadêmica.

“Esse curso tem um time de profissionais para ajudá-los a serem transformados e a transformar outras pessoas para construção de organizações digitais, multiculturais, multigeracionais, mais justas e socialmente responsáveis”, finaliza a coordenadora.

Assista na íntegra a Aula Inaugural do curso de Especialização em Gestão de Pessoas na Era Digital