Seminário marca a história da EaD no país

publicado: 24/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Pela primeira vez na história da educação superior do país, dirigentes de todas as Universidades Públicas Federais firmam o compromisso pela institucionalização da Educação a Distância. O fato ficou evidente durante o Seminário Diretrizes e Ações para EaD nas IFES, promovido dia 22 em Brasília, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES.

A UFMA foi representada pelo reitor Natalino Salgado e pelo coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB, Othon Bastos Filho, que participaram de discussões sobre os mecanismos institucionais de financiamento da modalidade, ações da comissão de EaD e criação de um Colégio de Educação a Distância da ANDIFES.

A criação de diretrizes para institucionalização da modalidade nas Universidades foi a tônica do evento. O primeiro passo nesse sentido será dado com a produção de um Relatório sobre as ações de cada IFES no campo da EaD. O documento será construído a partir de dados estatísticos e metodológicos, para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Estima-se assim, que sejam incluídas no Plano Nacional de Educação Superior, diretrizes para adoção de uma Educação Tecnológica.

"A proposta é fazer com que, futuramente, todas as Universidades adotem as Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos educacionais. Teremos então uma Educação Tecnológica como política institucional, beneficiando tanto os cursos a distância, como os presenciais", explica o prof. Dr. Othon Filho, coordenador da UAB pela UFMA.

O Seminário contou com a presença do Secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, reitores e representantes da EaD de todas as Universidades Federais do país, além de membros da ANDIFES.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo