Seminário do NEaD mobiliza universitários e prefeito de Porto Franco

publicado: 15/08/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

7fe3936de441536020f8c23a51d01b11.jpg
"No ensino a distância temos a vantagem de sermos amparados por mecanismos e métodos que aproximam", pontuou o graduando Divair Pires ao se referir sobre o momento de reflexão possibilitado pelo Seminário Ações Pedagógicas do NEaD/UFMA: O papel do aluno na EaD, promovido ontem (17) em Porto Franco pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA. O intenso diálogo entre universitários, professores e o prefeito Deoclides Macedo, garantiu o êxito do evento.

Autonomia para construção do conhecimento, planejamento de estudos, disciplina e o hábito da pesquisa, foram algumas das temáticas que atraíram cerca de sessenta alunos de educação a distância de Porto Franco e municípios vizinhos para o seminário. Todos oriundos dos cursos de graduação em Química e Administração do programa Universidade Aberta do Brasil - UAB, ofertados pela UFMA desde 2008.

O papel do aluno de EaD também foi relacionado ao cenário da educação no país. "Momentos como este são muito importantes, pois colocam em pauta o fato de que o aluno de educação a distância deve assumir responsabilidades, compreendendo que estes cursos são oportunidades em meio a um país de tanta exclusão, com tantas pessoas que não tem acesso à universidade”, relatou o prefeito Deoclides Macedo.

Além de alertar sobre responsabilidades que devem ser adquiridas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a ação serviu para fortalecer vínculos. "Acredito que, em eventos assim, há sempre uma aproximação muito grande entre aluno e universidade” ressaltou Ivaneide Rodrigues, graduanda de Química. Atividades desta natureza são agora desenvolvidas regularmente nos cursos a distância da UFMA. "O NEaD começa a implantar esse trabalho de acompanhamento porque acredita que o aluno deve ser permanentemente motivado, para que haja melhor desempenho do mesmo. Por isso seminários como este serão freqüentes”, antecipou a prof.ª Sylvania Cavalcante, Coordenadora Pedagógica do NEaD.

Última alteração em: 14/08/2009 10:00