Representantes da SBPC visitam NEaD

publicado: 13/09/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A Universidade Federal do Maranhão recebeu, nesta segunda-feira (13), recebeu representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Acompanhados do vice-reitor da UFMA, Antônio Oliveira, e do diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Othon Bastos Filho, o tesoureiro da SBPC, José Raimundo Coelho, e a secretária geral do órgão, Rute Andrade, conheceram as instalações da Universidade.

Na ocasião, os representantes conheceram o NEaD. "A questão da educação e o instrumento da Educação a Distância é uma das preocupações que a SBPC tem ultimamente e aqui nós vamos, não só discutir esse assunto para tentar consolidar essa política de governo, essa política pública, como também utilizar os mecanismos implantados aqui para fazer com que a Reunião da SBPC seja assistida pelo maior número de pessoas", comentou Coelho.

O tesoureiro, que é um dos pioneiros na iniciativa da EaD e é maranhense, enaltece o investimento da UFMA na modalidade e nas novas tecnologias educacionais, e explica enxergar a Ead como uma forma alternativa de democratização do ensino.

"Me sinto muito honrado em ver várias iniciativas aqui que têm um potencial enorme de serem exemplos e paradigmas para o país. Hoje eu me impressiono muito como essas coisas andaram rapidamente. Então, eu acho que várias coisas aqui no Maranhão estão sendo encaradas com seriedade. E essa questão de educação, de todas as formas, é muito importante. Eu vejo um empenho muito grande, principalmente da Universidade Federal do Maranhão em trabalhar nessa frequência, de melhorar a educação tanto do ponto de vista da qualidade quanto da quantidade. É preciso estender a educação para mais pessoas no Brasil e não somente para um grupo seleto de pessoas", declara.

A UFMA, que sediará a 64ª Reunião Anual da SBPC, vai disponibilizar, ao público em geral, o acompanhamento do evento por transmissão em tempo real pela internet.

Segundo Antônio Oliveira, a Universidade está se preparando efetivamente para a 64ª reunião anual da SBPC desde julho de 2010 em termos de infraestrutura. Estamos finalizando o Complexo Pedagógico Paulo Freire, que dispõe de 60 salas e um auditório com 500 lugares, e a Concha Acústica, dois projetos que serão entregues este ano. Além de reformas nos prédios de pós-graduação e da construção de um centro de convenções para quatro mil pessoas", acrescenta.

A 64ª Reunião Anual da SBPC acontece em 2012. O evento integrará as comemorações dos 400 anos ludovicenses.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues