Representante do NEaD é empossado na Academia Maranhense de Ciências

publicado: 19/10/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Posse na AMCTrês novos membros foram empossados ontem, 18, na Academia Maranhense de Ciências – AMC, dentre eles, o professor e pesquisador Othon Bastos Filho, que atualmente exerce a função de diretor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão – NEaD/UFMA. O evento ocorreu no Hotel Luzeiros e contou ainda com homenagem a pesquisadores maranhenses.

Além das pesquisas, nós cientistas precisamos contribuir para as políticas públicas e esses novos membros são excelentes cientistas e vão contribuir bastante, em diferentes áreas. A Academia Maranhense de Ciências vai aproximando esses cientistas para trabalhar em prol do desenvolvimento da Ciência do Maranhão”, declarou Sofiane Labidi, presidente da Academia Maranhense de Ciências.

Além do prof. Dr. Othon Bastos Filho, foram empossados na AMC: o prof. Dr. Elias Mouchrek Filho, do Departamento de Tecnologia Química da UFMA; e o prof. Dr. Fernando Jorge Cutrim Demétrio, do Departamento de Engenharia da UEMA. O médico Sebastião Albuquerque também será em breve empossado. Os novos membros irão ocupar as cadeiras de número 06 (Patrono Carlos Macieira), 35 (Patrono Raimundo Lopes Correa), 36 (Patrono Victor Elias Moucherek) e a de número 37 (Patrono Antônio de Almeida Oliveira).

Ao receber a titulação, o prof. Othon Bastos Filho agradeceu pela oportunidade, ressaltando brevemente sua trajetória como pesquisador e destacando o trabalho que vem sendo realizado na área de Educação e Tecnologia junto à UFMA.

Meu pai, Othon Bastos, também é uma cientista, por isso convivi com a Ciência desde cedo. Hoje estou muito feliz de fazer parte, junto com ele, dessa Academia e representando nossa Universidade, com os projetos de Educação a Distância que estamos conduzindo junto com o professor Natalino, nosso reitor, em prol da melhoria da Educação do nosso Estado”, afirmou.

Othon Bastos Filho enfatizou que recebe a titulação como reconhecimento pelos avanços alcançados, junto à equipe do NEaD, no desenvolvimento de uma modalidade educacional que vem rompendo fronteiras e contribuindo para democratização do acesso ao conhecimento. “Vejo essa indicação como uma validação pelo trabalho que estamos desenvolvendo no Núcleo de Educação a Distância da nossa Universidade, que hoje apóia a oferta de 25 cursos, em 23 locais de apoio presencial no Estado, atingindo mais de 14 mil alunos”, destacou.

HOMENAGENS

Além da posse de novos membros, a Academia Maranhense de Ciências, juntamente com a Academia Brasileira de Cultura, concedeu cerca de 13 comendas de Reconhecimento Social e Cultural para professores de instituições de ensino do Maranhão, assim como para instituições que colaboram para o desenvolvimento social do Estado. O evento foi resultado de uma parceria feita pela Academia Brasileira de Ciências e Academia Maranhense de Ciências, em homenagem aos 400 anos de fundação de São Luís e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O reitor Natalino Salgado Filho foi um dos homenageados e em entrevista, fez questão de ressaltar que o seu nome foi lembrado pela sua trajetória dedicada à causa do serviço público e, em especial, ao trabalho desempenhado à frente da Universidade Federal do Maranhão. “Tal missão me foi confiada por professores, técnicos e alunos daquela instituição- onde atualmente, pela soberana graça de Deus, exerço o segundo mandato como reitor – e respaldada por toda a comunidade maranhense”, ressaltou para dizer que estava agradecido pelo reconhecimento do seu trabalho.

Posse na AMCPosse na AMC

Última alteração em: 19/10/2012 19:41