Realizado I Workshop sobre Investigação Qualitativa na UFMA

publicado: 04/05/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Na última segunda-feira (30) foi realizado, na Cidade Universitária, sob a coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD), o primeiro Workshop sobre Investigação Qualitativa para usuários da internet aprendessem a usar a ferramenta de Análise de Qualidade (WebQDA). A capacitação, ocorrida no laboratório do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFMA (NTI), foi ministrada pelo professor António Pedro Costa, do Departamento de Educação, da Universidade de Aveiro, Portugal.

Durante a aula, o professor destacou a importância do entendimento da ferramenta, bem como fez esclarecimentos sobre a distinção entre qualidade e quantidade. “A análise de dados na Investigação Qualitativa nada mais é que trabalhar e organizar os dados, dividindo-os em unidades manipuláveis, sintetizando-os em busca de padrões de descoberta dos aspectos importantes dos mesmos. Além de descobrir o que deve ser aprendido com eles e, por fim, descobrir como transmitir esses dados a outras pessoas.”, explicou António.

A carga horária do workshop foi de quatro horas e haverá entrega de certificados aos que participaram. Segundo a coordenação do evento, futuramente haverá novos workshops sobre o assunto para haver mais integração de conhecimento.

Saiba +

O WebQDA é um software destinado a auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa. Com ele o investigador pode editar, visualizar e interligar documentos, além de criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer buscar e questionar os dados
Com o objetivo de responder as suas questões de investigação.

Última alteração em: 04/05/2012 13:54