Proposta de EaD para novas Licenciaturas é apresentada em Seminário

publicado: 18/06/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Apresentação do diretor do NEaD/UFMAProfessores dos campus do continente tiveram a oportunidade de conhecer a primeira proposta de metodologia a distância para o último ano das licenciaturas do REUNI, programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras. O modelo de EaD apresentado pelo Núcleo de Educação a Distância - NEaD foi debatido durante o III Seminário das Licenciaturas Interdisciplinares, que ocorreu dia 15 de junho no campus do Bacanga, em São Luís.

As novas licenciaturas, já em andamento, são nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens e Códigos. De caráter interdisciplinar, possuem duração mínima de 3 anos e máxima de 4, sendo que após a conclusão o aluno pode fazer uma segunda licenciatura, esta de caráter disciplinar e com duração de 1 ano. A ideia é a de que esse último ano seja desenvolvido na modalidade a distância.

Metodologia

"Estamos propondo um modelo que seja 70% a distância, via web, e 30% no formato presencial mediado, que inclui avaliações presenciais, seminários temáticos, além de videoconferências em tempo real. Nosso objetivo é amadurecer esse modelo juntamente com os professores e a PROEN", relata o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA.

Com o intuito de amadurecer a proposta de forma coletiva, o NEaD irá ofertar, em 60h/a, uma Capacitação em Tecnologias e Informação e Comunicação – TICs para 120 professores dos campus da UFMA no continente. Será uma oportunidade para os docentes aprenderem a desenvolver disciplinas na modalidade a distância, conhecendo os procedimentos pedagógicos e tecnologias disponíveis. "Com esse treinamento, os professores terão uma ideia de como ocorre a modalidade a distância, podendo assim nos ajudar a construir um modelo metodológico que atenda às necessidades das novas licenciaturas", acrescenta Othon Bastos Filho.

Durante o Seminário, a Pró-Reitora de Ensino da UFMA, prof.ª Dr.ª Sonia Mugschl ressaltou o comprometimento dos professores nesse processo. "Diante de uma história de ensino presencial, nós naturalmente tendemos a resistir inicialmente à EaD, mas os professores dos campus do continente são doutores e mestres, estão extremamente qualificados e comprometidos em consolidar a UFMA no interior e fazer isso com a qualidade que os alunos merecem", afirmou.

Estrutura Tecnológica

Para o funcionamento do modelo a distância, as novas licenciaturas contarão com a estrutura tecnológica de salas multimídias instaladas nos campus de Codó, Imperatriz, Bacabal, Chapadinha e Pinheiro. "Essas salas especiais vão ter lousa interativa digital, projetores e equipamentos de videoconferência. Cada sala terá a capacidade de receber e transmitir videoconferências, simultaneamente, num sistema com total interatividade na transmissão de uma aula, em que aluno e professor poderão conversar ao vivo", detalha o prof. Esp. Nélio Guilhon, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI da UFMA.

As salas contarão ainda com uma equipe técnica que dará suporte ao professor na operacionalização dos recursos tecnológicos. Segundo o NTI, se as compras continuarem a ocorrer dentro dos prazos, a previsão é de que as salas estejam aptas para uso no mês de outubro.

Conheça mais sobre a implementação do REUNI pela UFMA no link http://www.proen.ufma.br/site/sub_pag.php?id=391.

professores    debate

Última alteração em: 18/06/2012 18:56