Projeto Um Computador por Aluno chega ao Maranhão

publicado: 28/06/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

17b65aef99cf829e08442ea04ca8101f.jpgEducação com inclusão digital. Este é o lema do Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, projeto do governo federal que irá fornecer 150 mil laptops educacionais para escolas públicas de todo o país. O Maranhão será contemplado através da UFMA, que participou nos últimos dias 23 e 24, em Fortaleza, de Capacitação para implantar a iniciativa no Estado.

O evento contou com a presença de diretores de Educação a Distância de várias instituições do Nordeste e serviu para a adesão oficial da UFMA ao programa. Através do Núcleo de Educação a Distância – NEaD, a Universidade será responsável por criar estratégias pedagógicas e logísticas para implementação do projeto em 9 escolas públicas das redes estadual e municipal – cada escola vai ser contemplada com 500 computadores.

Mas o programa não é só a entrega de computadores. Há a parte da Capacitação de professores, gestores e alunos. A UFMA vai montar uma equipe que, junto aos Núcleos de Projetos Educacionais, vai fazer essa capacitação. A Universidade capacita o NPE, que capacita o professor”, explica Mauro Pequeno, coordenador geral do PROUCA no Nordeste. Na região, os trabalhos são coordenados pela Universidade Federal do Ceará.

O projeto tem a duração de 12 meses e é composto por 3 etapas. A primeira consiste no acompanhamento da entrega dos equipamentos nas instituições de ensino, no próximo mês de agosto. Na segunda etapa, a UFMA fará uma formação continuada à professores das redes públicas de ensino, que posteriormente serão os multiplicadores do programa, orientando pedagogicamente o uso dos computadores pelos alunos nas escolas contempladas; já a terceira, será realizada com a verificação e avaliação dos procedimentos dos multiplicadores em sala de aula.

Para o diretor do NEaD da UFMA, Othon Bastos Filho, o programa vislumbra novos horizontes à educadores e estudantes da rede pública em todo o Brasil, já que, por meio da tecnologia, vai possibilitar metodologias educacionais inovadoras e mais eficazes.

Os professores vão começar também a usar esses computadores. Com isso, poderão montar aulas e postar no Portal do Professor, que é um portal nacional do Ministério de Educação, em que as melhores aulas são publicadas e o Maranhão está com índice baixo de publicação. A outra ação é fazer com que os estudantes utilizem o computador para pesquisa, para se comunicar, tirar dúvidas e produzir materiais digitais como atividades de aulas”, detalha.

PROUCA no Maranhão

Serão 9 escolas participantes, com cerca de 224 professores capacitados e 4.604 alunos beneficiados com o programa.

Lista das escolas:

UI José Anacleto de Carvalho – Barreinhas
CE Valnice Bertoldo Lima Cordeiro – Capinzal do Norte
EE Escola Estadual Raimundo Muniz Bayma – Codó
UE Básico Conjunto Paraná – Paço do Lumiar
UE Presidente Médice – Pinheiro
UI Maria Jose Macau – Rosário
CE Aluisio Azevedo – São João do Soter
CE Prof. Mário Martins Meireles – São Luís
UE Básica e Fundamental Mariana Pavão – São Luís

Conheça mais sobre o programa no site http://www.uca.org.br

Última alteração em: 27/06/2010 23:01