Projeto coordenado pelo professor nos cursos de Matemática e Química da DTED leva estudante a conquistar medalha de ouro na OBMEP

publicado: 18/06/2024 16h47, última modificação: 19/06/2024 08h47
O projeto CTM vem colecionando medalhas e a última ocorreu na 18ª edição da OBMEP, com a medalha de outro em matemática conquistada pela estudante Ana Carla Silva da Cruz.
448228105_436808845764804_4088250753390247985_n.jpg

Coordenado pelo docente Arlane Vieira, professor nos cursos de Graduação de Matemática e Química da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), o projeto Centro Timbirense de Matemática (CTM) vem colecionando medalhas de ouro com jovens na educação no Maranhão. A última conquista ocorreu na 18ª edição das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O Projeto CTM

Implementado em 2020, o projeto CTM – Centro Timbirense de Matemática – é um projeto de extensão da UFMA, em parceria com a prefeitura municipal de Timbiras, e atende cerca de duzentos alunos do 2º ao 9º ano, tendo como objetivo identificar jovens talentosos nas áreas de matemática, ciência e tecnologia, além de treiná-los para as olimpíadas de matemática.

Para o coordenador, o projeto CTM promove a intersecção entre a Universidade, os Centros de Ensino e diversos outros órgãos de atuação social incentivando jovens de escolas públicas a se dedicarem aos estudos e conquistarem protagonismo por meio da educação.

“É um projeto inovador, que não existia em nosso estado, e que tem causado impacto direto na vida desses estudantes da rede pública e de seus familiares. Dentro do projeto, os alunos motivam outros estudantes a participarem do projeto e a terem um desempenho melhor, almejando as mesmas conquistas”, destaca o professor Arlane.

Ouro na 18ª edição OBMEP

Concorrendo com 900 mil estudantes em todo o país, a participante do projeto CTM e aluna do 8º ano no Centro de Ensino Lourdes Coelho, do município de Timbiras (MA), Ana Carla Silva da Cruz, conquistou a medalha de outro na 18ª edição das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

“Sempre fui acolhida pelos professores no projeto CTM e receber essa primeira medalha de ouro na OBMEP foi um sentimento de vitória e dever cumprido por todo esforço empenhado ao longo dos anos. No próximo ano não estarei mais no projeto, mas ele me abriu muitas portas e foi uma honra fazer parte dessa história”, expressou Ana Carla.

Projeto medalhista

Em 2021, Ana Carla conseguiu medalha de ouro na antiga OBMEP nível A, modalidade destinada aos alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. No ano seguinte, foi agraciada com medalha de prata na OBMEP nível 1, para estudantes do 6º e 7º ano, uma premiação inédita no município de Timbiras.

“Antes do projeto ampliar para alunos a partir do 2° ano do fundamental, me aceitaram como ouvinte ainda  no 5° ano. Ainda esse ano, conquistei o ouro na OBMEP Mirim. Quando entrei no 6° ano, meus responsáveis me incentivaram a fazer minha matrícula. Agora, no oitavo ano, olho para trás e vejo uma extensa caminhada com várias conquistas e premiações em diferentes olimpíadas, o que melhora muito meu currículo acadêmico”, contou.

De acordo com o professor Arlane, esse é o segundo ano consecutivo que os alunos do CTM conquistam medalha de Ouro na OBMEP. O projeto conquistou, ainda, medalhas de ouro em três anos consecutivos na  Olimpíada Internacional Canguru de Matemática.

“A partir do momento que esses estudantes começam a trabalhar conosco, podemos potencializar suas  habilidades em matemática, trazendo como uma consequência natural a conquista de medalhas e o destaque positivo da educação no Maranhão”, destacou Arlane.

Para saber mais sobre o Centro Timbirense Matemática, acompanhe o projeto no Instagram @projeto.ctm.

Imagens: Instagram do projeto CTM