Professores são capacitados para tutoria em EaD

publicado: 19/11/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Professores da área da Saúde concluíram no último dia 06 a Capacitação de Tutores, realizada em 15 h/a pelo Núcleo de Educação a Distância da UFMA. Foram mais de 40 profissionais divididos em duas turmas, uma que irá atuar na tutoria do curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e outra para tutoria na capacitação em Gestão e Serviços de Saúde. Coordenados pelo Hospital Universitário - HU, ambos os cursos estão em fase de inscrição de alunos e serão ofertados na modalidade a distância.

A proposta foi qualificar os professores para utilizarem com segurança e desenvoltura o Moodle, uma plataforma amplamente utilizada como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) não só em cursos a distância, mas também como apoio em cursos presenciais."O objetivo foi treiná-los para navegação no ambiente, através do qual irão acompanhar os alunos, postar as atividades nos fóruns, chats e realizar todo o trabalho de envio de conteúdos", explica o coordenador tecnológico do NEaD, Rafael Martins, que ministrou as capacitações juntamente com Reutmann Santos, administrador do AVA.

Os professores foram também sensibilizados sobre o papel do tutor no processo de ensino-aprendizagem em EaD."O tutor possui um papel diferenciado em comparação ao professor do ensino presencial, ele é o orientador, condutor e responsável pelo bom aproveitamento do estudante. Sua função é essencial, devendo ser visto como uma ponte móvel entre o aluno, o curso e o professor", destaca Sylvania de Sá, coordenadora pedagógica do Núcleo.

Com as capacitações, os professores estão aptos a trabalhar como tutores nos cursos de especialização e capacitação em Gestão em Saúde.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo