Professores não utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação em salas de aula

publicado: 12/01/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Que a internet tem contribuído com o desenvolvimento da educação no Brasil ninguém pode negar. Além de significar uma grande biblioteca virtual, a internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são, atualmente, as maiores aliadas do professor nas salas de aula.

Através de ferramentas como o chat, e-mail e webquest (metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web), o professor é capaz de realizar atividades pedagógicas com seus alunos, incluindo-os no âmbito digital.

Apesar da importância das tecnologias nas práticas pedagógicas, a realidade nas escolas da rede pública de ensino continua sendo outra. É o que pode ser percebido nos resultados da pesquisa feita pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão, no município de Paço do Lumiar.

Durante as pesquisas, 04 escolas foram visitadas e 50 questionários distribuídos aos professores, que responderam sobre o uso de computador em casa, uso da internet nas práticas pedagógicas e os tipos de ambiente que utilizavam para manter uma relação com o aluno. O processo envolve também Língua e Literatura, trabalhando com textos literários e não-literários.

Os dados são alarmantes, já que garantem quem apenas 2,7% dos professores entrevistados aplicam as TICs em salas de aula. Os principais motivos para essa situação incluem a ausência de computador, o não funcionamento da internet e o fechamento dos laboratórios. "Existem escolas que têm laboratórios, mas os professores não utilizam por não estarem autorizados, o que faz com que os computadores fiquem obsoletos por falta de uso", declara a coordenadora do projeto, Veraluce dos Santos.

A segunda etapa da pesquisa tem início em março deste ano e prevê o estudo e levantamento de dados em seis escolas de São Luís, dentre elas o Colégio Universitário (Colun). "Nós estamos elaborando um relatório parcial da primeira etapa e a ideia é realizar atividades como mini-cursos, oficinas e workshops, no intuito de levar conhecimento e inclusão digital a essas escolas e professores. Nossa pesquisa está voltada para a formação do professor", conclui Veraluce.

PERFIL

Veraluce dos Santos é formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, com mestrado em Educação pela Instituição e doutorado pela Universidade de Evora em Portugal.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Andrea Barros/Ascom/UFMA