Notícias
Professores investem em produção científica sobre EaD
A Educação a Distância experimenta um crescimento e desenvolvimento em todo o Maranhão. A UFMA contribui decisivamente para este fato com o competente trabalho dos professores atuantes no seu Núcleo de Educação a Distância – NEaD, que hoje atende cerca de 14 mil alunos, matriculados em 25 cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Esse universo tem servido como campo de pesquisa e os resultados podem ser verificados em trabalhos científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais.
- EDUCAÇÃO ONLINE
O tema dá título ao livro do prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior, Coordenador do curso de Pedagogia a distância. A obra foi relançada no stand do NEaD, na cidade universitária da UFMA, durante o 18° Congresso Internacional de Educação a Distância – CIAED, em setembro de 2012.
O livro tenta desmistificar a associação muito comum entre educação online e educação a distância, como se os dois conceitos retratassem o mesmo fenômeno. Segundo o professor, “Educação Online possui um conceito mais amplo possuindo tecnologias tanto para o ensino presencial quanto para a educação a distância. Autores brasileiros e portugueses discorrem sobre metodologias, conceitos, ferramentas e aplicações para educação presencial e à distância com o uso de tecnologias”, esclarece João Batista.
- A PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR
O professor tutor é um profissional fundamental dentro da metodologia de trabalho da Educação a Distância. Ao atender diretamente o aluno, atua como facilitador do processo de construção do conhecimento. Mesmo possuindo tão importante papel, o Código Brasileiro de Ocupações ainda não faz nenhuma referência a esse profissional.
O assunto tem sido objeto de estudo da prof.ª Esp.ª Francilene Duarte, Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia e Coordenadora Pedagógica do Programa UCA (Um computador por Aluno), do NEaD-UFMA. Os resultados mais recentes de suas pesquisas foram apresentados no pôster A profissionalização do professor tutor, durante o 18.° CIAED.
“Nossa proposta é discutir a profissionalização desse profissional que não tem um amparo legal, condições de trabalho, uma formação continuada e assistida, visto que ele recebe um único curso de vinte a trinta horas, nenhuma avaliação sistemática do trabalho dele, visto que dentro do projeto da CAPES ele é apenas uma fator secundário.”, explica Francilene Duarte.
- A METODOLOGIA COLABORATIVA COM USO DE BLOGS
A temática tem sido explorada pelo Prof. Nestor Almeida da Silva, especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação para Educadores, atualmente professor do curso de Administração a distância da UFMA.
A pesquisa – intitulada A metodologia colaborativa com uso de Blogs desenvolvidos na disciplina de Administração Pública em ambiente virtual de aprendizagem – foi apresentada em forma de pôster durante o Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), realizado de 10 a 22 de setembro na Universidade Federal de São Carlos.
“O artigo apresenta uma experiência com a metodologia colaborativa aplicada na construção de “blogs”, desenvolvidos por bacharelandos do curso de Administração na modalidade a distância, durante a disciplina de Administração Pública”, explica Nestor Almeida, acrescentando que a pesquisa visa influenciar na formação de administradores cidadãos conscientes de seu papel fiscalizador e divulgador dos recursos públicos gerados e/ou destinados aos municípios do Brasil.
- A PESQUISA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O trabalho aborda o processo de formação em pesquisa dos alunos de graduação em Administração da UFMA, na modalidade a distância, situados no polo de Porto Franco, a partir da análise do desempenho dos mesmos nas disciplinas Metodologia da Pesquisa II e Seminário Temático de Metodologia da Pesquisa.
O estudo, cujo título é A pesquisa na Educação a distância: uma análise acerca da disciplina Metodologia da Pesquisa no curso de Administração da UFMA, é de autoria da prof.ª Esp.ª Luiza Carvalho, do Curso de Administração a Distância; e do prof. Esp. Hercílio Rodrigues Júnior, Coordenador de Tutoria do Curso de Administração Pública, também na modalidade a distância. O artigo foi apresentado no IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, de 19 a 21 de agosto, em Recife (PE).
“O trabalho teve uma grande receptividade, por se tratar de um tema cujas dificuldades, tanto nos cursos presenciais quanto a distância, são as mesmas. No entanto, o que me deixou mais feliz foi perceber, na discussão com professores e gestores de outras IES, que a UFMA tem avançado significativamente na qualidade da oferta de cursos a distância, principalmente no que se refere aos recursos midiáticos, e ao apoio pedagógico”, relatou Luiza Carvalho.
- APRENDIZAGEM ON-LINE
A temática tem sido o objeto de estudo da prof.ª Esp.ª Francisca Alves Guilhon, que atua na Coordenação Pedagógica de Hipermídia para Aprendizagem, do NEaD/UFMA, com o intuito de analisar sobre as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância.
O artigo intitulado Aprendizagem On-line na Universidade Federal do Maranhão: a mediação pedagógica frente às tecnologias de informação e comunicação foi apresentado no ESUD 2012. Durante o congresso, várias discussões que ocorrem em esferas informais foram sintetizadas e aprofundadas.
“Fiz parte do grupo de discussões que tratava da institucionalização da modalidade de educação a distância e dos pontos que deveriam ser inseridos na carta final de Recife. Todas as preocupações colocadas pelos professores indicam a necessidade urgente de mudanças no sistema UAB. Já está na hora das Universidades repensarem as suas políticas de acesso e compartilhamento”, resumiu Francisca Guilhon.
Última alteração em: 06/11/2012 13:29