Professores da UFMA são certificados para atuar na EaD

publicado: 24/06/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

476fc5683292cc8262ac749bc038b9c7.jpgO quadro de professores da UFMA está gradativamente sendo capacitado para usufruir dos benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na prática pedagógica. No último dia 21, mais de 30 docentes concluíram o curso de Capacitação de Professores em EaD, ofertado periodicamente pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

Com duração de 9 dias (45h), a formação trabalhou com conceitos e componentes da EaD, atribuições do professor e do aluno, processo de tutoria, metodologia, objetos de aprendizagem, tecnologias, avaliação, produção de material didático, dentre outros conteúdos.

Achei o curso excelente. As tecnologias de educação a distância vieram para ficar, representam uma evolução do sistema de ensino e os professores da UFMA tiveram a oportunidade de aprender o funcionamento para aplicar em sala de aula”, relata o cursista Sérgio Cutrim, professor do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA.

Nos últimos quatro dias da capacitação, os professores realizaram à distância um treinamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem, entendendo na prática a funcionalidade de ferramentas como chat, fórum e vídeo-aula.

Participaram desta segunda oferta professores das áreas de Ciências Sociais, Exatas e área da Saúde, indicados pelas coordenações dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão oferecidos na modalidade a distância pela Universidade. Embora o foco seja a EaD, a capacitação é útil também à docentes dos cursos presenciais, como afirma a professora Ilzeni Dias, do Departamento de Educação II.

Esse curso é importante não só pra quem vai trabalhar com educação a distância. Com as inovações tecnológicas que o mundo enfrenta hoje, o professor que não se atualizar na linguagem da Informática - que é uma das competências exigidas para todos os profissionais - vai ficar obsoleto, e isso vai ser ruim para a sua prática pedagógica”, analisa Ilzeni.

No segundo semestre, o Programa de Capacitação de Professores em EaD abrirá novas turmas para docentes da UFMA.

Última alteração em: 23/06/2010 10:25