Professores da UFMA participam de capacitação da ANATED

publicado: 27/09/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Treinamento ANATEDAconteceu no dia 22 de setembro, no campus do Bacanga, o I Encontro Regional de Educação a Distância, promovido pela Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância-ANATED. A capacitação reuniu professores da UFMA, para debate dos temas: As Condições de Trabalho dos Tutores da Universidade Aberta do Brasil-UAB e Sistemas de Tutoria.

De acordo com Luís Gomes, presidente da ANATED, “um evento regional no Maranhão, principalmente sobre tutoria, contribui para que os tutores de todas as regiões do país consigam falar a mesma língua. Isto não quer dizer que um modelo pedagógico único de tutoria seja implantado e seguido em todo o país, mas é importante conhecer as ações de outros modelos a fim de que as boas experiências sejam aplicadas”, disse.

Destacou ainda que “com o crescimento da educação a distância, vários desafios surgiram, principalmente sobre a tutoria. Falta regulação, ou seja, quais habilidades e competências deve possuir para exercer essa função, pois exige uma abordagem diferente da que ele já faz no modelo presencial”, avaliou.

O evento contou com a participação de tutores da UFMA de várias cidades do interior do Maranhão: João Lisboa, Viana, Imperatriz, Codó, Chapadinha, Paço do Lumiar e Bacabal. Nathália Pereira, professora de filosofia da UFMA, afirmou: “O evento incentivou o nosso crescimento pessoal, profissional, acadêmico, esclarecendo dúvidas e desmistificando algumas questões sobre a modalidade a distância, o que vem contribuir para o aperfeiçoamento da nossa atividade”.

A Coordenadora de Tutoria do NEaD/UFMA, Sylvânia de Sá declarou: “quando pensamos em educação a distância falamos dos atores: o professor, o aluno e o tutor. Trabalhamos com os três para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo. Focalizando o tutor devemos ver qual seu papel, sua competência e função, a fim de que seu trabalho tenha êxito”, destacou.

Da  esq. para dir.: Sylvania de Sá, Coordenadora de Tutoria do NEaD; Francilene Duarte, Coordenadora Pedagógica do Projeto UCA; Luís Gomes, Presidente da ANATED e prof. Reinaldo Portal, Coordenador de Gestão Pedagógica do NEaD/UFMA.Participaram do evento professores e tutores da UFMA.

Fonte: Jackson Benny

Revisão:Tissiana Carvalhêdo