Professores da UFMA iniciam Doutorado em Informática na Educação

publicado: 23/11/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Aula Inaugural Dinter em Informática na EducaçãoA cidade universitária do Bacanga sediou ontem (22) a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional - Dinter em Informática na Educação. Pela primeira vez no Maranhão, o programa tem como instituição ofertante a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a UFMA e UEMA como instituições receptoras.

Além dos 9 doutorandos, compareceram à solenidade representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Núcleo de Educação a Distância da UFMA, da UEMA, e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Com o tema Relevância das Novas Tecnologias para a Educação, a aula foi proferida pelo professor José Valdeni de Lima, coordenador acadêmico do programa, que aproveitou o momento para destacar o mérito das universidades locais, já que concorreram com outras instituições do país para realização de um Dinter que hoje é referência no país, com a maior nota da Capes para doutorados interdisciplinares na área de Infomática na Educação.

Estamos iniciando um verdadeiro desafio neste doutorado interinstitucional, um doutorado com nota seis da CAPES, numa escala de sete, e vencedor do prêmio CAPES de Tese 2012. Agora estamos aqui com o compromisso de fazer no Maranhão a melhor tese do Brasil, para vencer em 2013. E creio que isso dará um grande impulso para o Maranhão”, ressaltou Valdeni.

Os reflexos positivos que poderão surgir com o Dinter são também o desejo dos professores mestres que ingressaram nesse desafio. “Capacitar o professor através de um curso de doutorado é algo maravilhoso e tenho certeza que hoje uma semente foi plantada, e os bons frutos para a educação serão vistos não só no Maranhão, mas no nordeste e no Brasil”, declarou o Prof. Walter Nunes, do departamento de Administração da UFMA.

A ideia é que em breve a modalidade a distância no Maranhão esteja fortalecida, com mais professores doutores colaborando para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. “A realização do Dinter é resultado do planejamento institucional do NEaD, visando a qualificação do corpo docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação. E isto trará inúmeros benefícios para a educação de forma geral, seja ela na modalidade presencial ou a distância”, destaca o prof. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.

Fonte: Jackson Silva e Tissiana Carvalhêdo

Última alteração em: 23/11/2012 20:05