Notícias

Professora Ana Emilia Figueiredo de Oliveira é homenageada no Espaço Cultural do Ministério da Saúde

publicado: 20/08/2024 15h07, última modificação: 21/08/2024 15h39
A exposição celebra a trajetória de mulheres importantes na saúde.
banner 768x432 (12).png

A professora Dra. Ana Emilia Figueiredo de Oliveira foi recentemente homenageada no Espaço Cultural Dona Ivone Lara, localizado no túnel que conecta a sede ao anexo do Ministério da Saúde, em Brasília. O espaço, que celebra o legado da sambista e servidora, Dona Ivone Lara, homenageia diversas outras mulheres que tiveram e têm relevância para o campo da saúde no Brasil.

Neste ano, o Ministério da Saúde inaugurou uma exposição no Espaço Cultural, inicialmente destacando personalidades históricas como Nise da Silveira, Zilda Arns e Ana Nery. Na última sexta-feira, foi inaugurado o segundo momento da exposição, que incluiu novas homenageadas, entre elas, a professora Ana Emilia, reconhecida por sua dedicação à área de Tecnologia e Inovação aplicadas à saúde.

Realizada pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), a exposição é estruturada como um desfile de escola de samba e leva o público a um mergulho pelas biografias e conquistas de Dona Ivone Lara e de outras inspiradoras mulheres da saúde. As pinturas inéditas e exclusivas do projeto NegroMuro complementam essa homenagem.

“A área da minha homenagem é a de Tecnologia e Inovação, certamente pelo trabalho e produções na UNA-SUS/UFMA, onde fiquei à frente de 2009 até abril deste ano, e onde continuo a colaborar. Destaco, ainda, que esse prêmio não é somente meu, mas de toda UFMA, pois sem o apoio que recebi de todos os reitores e gestão superior ao longo desses quase quinze anos, aqui cito o professor Natalino Salgado, professora Nair Portela e o atual reitor Fernando Carvalho, talvez essa homenagem não tivesse acontecido”, expressa Ana Emília.

Com uma carreira dedicada à educação e inovação em saúde, a professora Ana Emilia tem sido uma figura central na área de Tecnologia e Inovação. Além de sua atuação na UFMA, como diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) 2019-2023, coordenadora da UNA-SUS/UFMA 2009-2024, líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação, seu trabalho também inclui a presidência da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (2015-2017) e participação como membro fundador da Academia Maranhense de Ciências (AMC) desde 2009.

A diretora da DTED/UFMA,  professora Dra. Patrícia Machado, ressaltou a importância da homenagem, pois reconhece o trabalho da professora Ana Emilia e sua trajetória de dedicação, inovação e o seu impacto na educação continuada dos profissionais de saúde do Brasil. “Ela sempre esteve à frente de iniciativas transformadoras, inspirando equipes e revolucionando o campo da educação em saúde. A homenagem no Espaço Cultural Dona Ivone Lara sublinha a importância de sua contribuição para a saúde pública e inovação tecnológica no Brasil, consolidando ainda mais seu legado como uma das principais referências no campo. Esta homenagem é mais do que merecida e representa o legado que ela deixa para as futuras gerações de profissionais e pesquisadores”, afirma Machado.

registrado em: