Professor e orientador do curso de especialização na DTED - UFMA conquista o Prêmio Pesquisador Sênior da FAPEMA

publicado: 17/12/2021 17h05, última modificação: 05/01/2022 09h19
WhatsApp Image 2021-12-09 at 09.38.07.jpeg

Considerado o Oscar da ciência no Maranhão, o Prêmio FAPEMA evidencia a produção científica no estado e reconhece os seus atores – pesquisadores que encaram o desafio de desenvolver soluções, utilizando as ferramentas disponíveis para fazer ciência, tecnologia e inovação. Na cerimônia de premiação, realizada no dia 2 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo, o professor Eduardo Bezerra de Almeida Júnior foi um dos 14 laureados da Universidade Federal do Maranhão, cuja atuação também é bastante significativa na Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED/UFMA).

Na ocasião, o professor Eduardo Bezerra Júnior esteve entre os três ganhadores do Prêmio Pesquisador Sênior, pela sua contribuição acadêmica na área de Ciências Biológicas. “A importância desse prêmio está no significado que ele possui para a pesquisa do Maranhão. Esse momento representa um reconhecimento e, sobretudo, um grande incentivo a atuação do docente e pesquisador, uma vez que a ciência e a pesquisa ainda são pouco valorizadas na nossa sociedade”, declara.

Os outros dois ganhadores do Prêmio também foram da UFMA: Luciano Façanha, pela contribuição na área de Ciências Humanas, Sociais e Linguística Letras e Artes; e Erika Fonseca, pelo trabalho no campo de Ciências da Saúde.

Como professor e orientador de TCC no curso de especialização “Ciência é 10”, coordenado pela DTED/UFMA, Eduardo Bezerra revela a importância desse reconhecimento no campo acadêmico. “Essa premiação é um momento especial para o meio acadêmico porque essas ações dão mais visibilidade para os profissionais, tanto professores quanto alunos, mostram a importância da graduação e da pós-graduação por gerar esse conhecimento, além de ser uma forma de homenagear essas pessoas que tanto se dedicam para realizar pesquisas de qualidade no nosso Estado”, pontua.

Para Amanda Aboud, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), outro projeto coordenado pela Diretoria, a conquista do Prêmio FAPEMA estimula ainda mais a pesquisa na academia. “A visibilidade do Prêmio estimula os estudantes na busca pela pesquisa acadêmica, assim como evidencia o docente dentro do curso como professor e orientador nas pesquisas desenvolvidas na instituição”, frisa Aboud.