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Professor do NEaD tem projeto aprovado para o PIBITI

publicado: 06/11/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

3a391d3bc86833b56f96e7e99a88cccb.jpgUm professor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA, teve seu projeto aprovado na Seleção Pública de Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). João Batista Bottentuit Júnior, que é coordenador adjunto da Rede de Diversidade no Núcleo, é orientador do projeto Concepção, desenvolvimento e dinamização de um portal educacional das ferramentas web 2.0 aplicadas à educação.



“O projeto pretende construir um espaço para a divulgação das ferramentas Web 2.0 no âmbito educacional. Dentre estas ferramentas destacamos o blog, o wiki e o podcast, que podem aproximar professor e aluno, favorecer a colaboração e principalmente o incentivo ao uso das tecnologias de informação e comunicação que são tão importantes para os alunos do Século XXI”, explica o professor, ressaltando a importância do trabalho no meio educacional.



As atividades de iniciação científica começam durante este mês de novembro e têm duração de um ano. Entre as atividades estão o planejamento e escolha das ferramentas, a escrita dos conteúdos didáticos além da criação de videoaulas, que irão acontecer nas dependências do NEaD. Juntamente ao Prof. Msc. João Batista Bottentuit, as bolsistas do programa Rosinete Setubal e Karine Macedo, alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMA, integram a equipe no projeto.



Para João Batista, o cenário para a pesquisa científica no Maranhão carece de muitos profissionais; o professor se mostra insatisfeito com as insuficientes e discrestas pesquisas e publicações nesta área. Considerando esta situação, o trabalho pretende construir um ambiente de fácil acesso para professores que pretendam utilizar as tecnologias nas suas atividades de ensino; visa, também, socializar as potencialidades destas ferramentas.



“É uma grande satisfação ter um projeto aprovado, pois possibilitaremos aos alunos um contato maior com o desenvolvimento de estudos de alto nível, bem como o desenvolvimento de futuros pesquisadores na área da Tecnologia Educativa, que ainda é bastante carente no nosso Estado”, conclui.


Última alteração em: 05/11/2010 13:27

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