Professor do NEaD representa a UFMA em evento internacional

publicado: 30/05/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Mais um docente da UFMA tem seus trabalhos aceitos em um evento internacional. Dessa vez, a Universidade é representada pelo prof. Dr. João Batista Bottentuit Jr. -- vinculado ao departamento de Educação II e ao Núcleo de Educação a Distância (NEaD) -- na VII Conferência Internacional de TICs na Educação - Challenges 2011. Esta edição da conferência ocorre durante os dias 12 e 13 de maio, na Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal.

Bottentuit, que já teve outras publicações aceitas em eventos internacionais, comemora a aprovação e ressalta a visibilidade da qualidade profissional que os professores e a Universidade ganham. "É sempre bom ter trabalhos aprovados em congressos, principalmente em eventos internacionais, pois a visualização dos artigos é sempre maior e também temos a oportunidade de conhecer o que está sendo investigado e trabalhados por outros professores a nível mundial".

Confira, abaixo, um resumo dos trabalhos que serão apresentados.

Dinâmicas e Contextos de Utilização de um Portal Educacional: Três Estudos com o Portal das WebQuests Em Língua Portuguesa - João Batista Bottentuit Júnior e Clara Pereira Coutinho.

Este artigo tem por finalidade apresentar as dinâmicas e alguns contextos de utilização de um Portal Educacional de WebQuests, obtidos através de diversos estudos realizados com amostras compostas por potenciais utilizadores desta metodologia de ensino e aprendizagem. As experiências foram realizadas com alunos de licenciatura, pós-graduação e do ensino secundário.

Desenvolvimento de Narrativas Digitais na Formação Inicial de Professores: um Estudo com Alunos de Licenciatura em Pedagogia da UFMA - João Batista Bottentui Júnior, Eliana Lisboa e Clara Coutinho.

Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na UFMA. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores).

VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011

A Conferência Challenges, de caráter bianual, organizada pelo Centro de Competência da UMinho, tem-se afirmado como um referencial valioso e fundamental para a comunidade educativa. No âmbito da política de orientação dos trabalhos desenvolvidos, a Challenges é dirigida para professores de todos os níveis de ensino, formadores de instituições públicas e privadas, responsáveis empresariais na área do e-learning e das TIC e investigadores das instituições de ensino superior, promovendo o diálogo entre as comunidades de utilizadores e de investigadores, disseminação dos estudos, transferência de conhecimento e desenvolvimento de novas iniciativas para a Educação.

Em 2011, o tema central é "Perspectivas de Inovação" e, como nas edições anteriores, incluirá os seguintes painéis: Ambientes Emergentes, O Digital e o Curriculum e Avaliação Online.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues