Professor da Universidade de Aveiros visita o NeaD

publicado: 09/08/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

fran 1 O Núcleo de Educação a Distância – NEaD recebeu em sua sede, dia 02 de agosto, o prof. Dr. Francislê Neri de Souza, da Universidade de Aveiros, Portugal. A visita foi motivada pelo projeto de mestrado que orienta acerca do recurso da videoconferência no curso de Administração a Distância do Polo de Porto Franco, desenvolvido por Maria de Jesus Menezes, Técnica em Assuntos Educacionais da UFMA.

Na oportunidade, o pesquisador pôde conhecer de perto um pouco da estrutura tecnológica e pedagógica que dá sustentação ao uso da ferramenta de videoconferência, já que a dissertação de mestrado de sua orientanda pretende elucidar sobre o elemento da interatividade possibilitado por esse recurso.

"A pesquisa busca saber como ocorre o processo de ensino e aprendizagem através de uma conferência online, bem como os limites e possibilidades da videoconferência na formação discente, contextualizando-a na estruturação de processos interativos", explica a mestranda Maria de Jesus Menezes. A população pesquisada são os alunos concludentes da primeira turma do Curso de Administração a distância de Porto Franco, assim como os professores que ministram aulas por videoconferência.

Parceria

A visita do prof. Dr. Francislê Neri viabilizou ainda o início de uma parceria com o NEaD, para construção de materiais hipermidiáticos para tabletes. Nesse processo, o Núcleo conta com o apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI da Universidade.

"A parceria será realizada com o grupo de pesquisa do prof. Francislê, na área de Tecnologia Educativa, para desenvolver materiais digitais hipermidiáticos para uso em tabletes. E devido à sua formação em Química, o professor se propôs a trabalhar com conteúdos do curso de graduação a distância em Química, ofertado pela UFMA.", detalha o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA.

A ideia é possibilitar que, a partir de 2012, os alunos possam ter acesso a e-books, um livro digital, com várias mídias integradas contextualizando o conteúdo das disciplinas. A melhoria dos materiais didáticos é uma meta que o NEaD vem trabalhando desde 2011, através de parcerias interinstitucionais, investimentos em tecnologia e recursos humanos e, sobretudo, do empenho em reestruturar sua sistemática de trabalho.

Prof. Dr. Francislê Neri e a equipe do NEaD discutindo sobre a parceria na produção de objetos hipermidiáticos.Da esquerda para direita: prof. Dr.Othon Bastos Filho, diretor NEaD; prof. Dr. Francislê Neri, da Universidade de Aveiros; e a prof.ª Dr.ª Rosane Obregon, Coordenadora de Processo de Ensino e Aprendizagem do NEaD.

Última alteração em: 09/08/2012 14:37