Notícias
Professor da UFMA publica livro sobre Educação Online
Educação Online: Conceitos, Metodologias, Ferramentas e Aplicações. Este é o título do livro recentemente publicado pelos professores doutores João Batista Bottentuit Junior, atuante no Departamento de Educação II e no Núcleo de Educação a Distância – NEaD da UFMA; e Clara Pereira Coutinho, da Universidade do Minho, de Portugal. A obra trata de forma abrangente sobre a utilização dos recursos disponíveis na Internet para a distribuição de conhecimento ou de programas educativos.
A Educação a Distância tem sido a modalidade de ensino que mais cresce no mundo. Talvez por esse motivo, o uso das ferramentas tecnológicas em processos de ensino e aprendizagem tem sido assunto recorrente em pesquisas e eventos nacionais e internacionais da área da Educação. Para o autor João Batista Bottentuit Júnior, a internet oferece um grande leque de ferramentas capazes de aproximar professores e alunos.
“Além disso, utilizar recursos da Internet enriquece as práticas pedagógicas e aumenta as fontes de informação possíveis para uma disciplina, uma vez que o aluno poderá acessar um conjunto muito vasto de recursos multimídia, como som, texto, imagem, vídeo, animação, dentre outros.”, acrescenta Bottentuit Júnior.
Destinado a professores e profissionais ligados às atividades de ensino e aprendizagem, o livro Educação Online traz uma coletânea de 14 artigos que tratam sobre competências do formador, metodologia WebQuest, formação de professores, práticas de avaliação formativa, ambientes virtuais de aprendizagem, podcast, e outros assuntos relacionados ao tema.
O livro será lançado durante a 64ª edição da SBPC que ocorrerá de 22 a 27 de julho no campus do Bacanga em São Luís – MA e está disponível para compra no portal http://www.editoracrv.com.br.
Confira os assuntos abordados nos 14 capítulos:
● Investigar online: desafios e oportunidades
● Desafios e Competências do E-formador
● O Processo da Comunicação na Sociedade da Informação: em Busca de um Referencial Teórico
● Metodologia WebQuest: Uma Estratégia para Integrar os Recursos da Web em Contexto Educativo
● Estratégias didáticas na educação on-line: contribuições para a formação de professores
● Práticas de avaliação formativa por pares em contextos de bLearning e de colaboração – percepções de alunos de um programa doutoral
● Gestão Política e Estratégica do E-learning
● Educação online: análise e estratégia para criação de um protótipo
● Avaliação na Educação a Distância (EAD): o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
● Uso do Podcast no ensino-aprendizagem: Estudo de caso
● Jogos Eletrônicos e Ensino Online: aprendizagem mediada por novas narrativas
● A Formação on-line no Projeto UCA em Minas Gerais
● McEaD: educação & fast-food
● Métodos e técnicas de usabilidade para ferramentas educacionais online
Última alteração em: 04/07/2012 16:55