Professor da UFMA é o único no Estado convocado pelo INEP

publicado: 14/02/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, através da chamada pública de fevereiro de 2011, selecionou professores de todas as regiões do país para o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIs . Do Maranhão, o único selecionado foi o prof. Dr. João Batista Bottentuit, vinculado ao departamento de Educação II e ao Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA.

Além de ser uma conquista pessoal para qualquer profissional da educação, a convocação traz boas perspectivas para a Universidade. "Para a UFMA, acredito que seja uma mais valia ter mais um profissional ligado ao MEC, que, com certeza, poderá utilizar os conhecimentos adquiridos para ajudar os cursos a se prepararem para as próximas visitas de avaliação", declara o prof. Bottentuit, doutor em Tecnologia Educativa que integra a coordenação pedagógica do NEaD.

A finalidade do BASIs é aferir a qualidade de instituições de ensino superior e cursos de graduação de todo o país. Como as visitas são feitas em todas as regiões, o professor-avaliador não pode participar das avaliações em seu estado de origem. A fim de iniciar os trabalhos, os docentes recém-selecionados participaram de uma capacitação realizada pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP, nos dias 10 e 11 de fevereiro em Brasília.

Lugar: NEaD UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo