PROEN e NEaD promovem curso de Planejamento Hipermidiático

publicado: 27/08/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Veja o que valoriza um profissional de tecnologia

A UFMA caminha para a contínua inovação dos processos de ensino e aprendizagem. Por este motivo, a Pró-Reitoria de Ensino – PROEN da UFMA e o Núcleo de Educação a Distância –NEaD, promovem, de agosto a novembro de 2012, o curso de Planejamento Hipermidiático para a Educação a Distância com docentes da UFMA. Serão duas turmas, sendo que a primeira inicia no próximo dia 31, sexta-feira, com aula inaugural na cidade universitária, em São Luís.

O curso será ofertado em 60 h/a, contemplando encontros presenciais com palestrantes e atividades no ambiente virtual de aprendizagem. Cerca de 60 professores dos campus UFMA de Pinheiro, Bacabal, São Bernardo, Grajaú, Codó, Imperatriz e São Luís participarão da capacitação, divididos em duas turmas: a primeira que será realizada de agosto a setembro; e a segunda, de outubro a novembro.

"Esse curso faz parte do nosso processo de formação contínua dos docentes da UFMA, na área das tecnologias educacionais, que é uma meta que vem sendo implementada pelo Núcleo desde 2008. Em outros momentos, já foram capacitados cerca de 300 professores daqui da sede e agora serão capacitados os professores do continente", explica o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA.

Durante o curso, os professores irão trabalhar tanto com a parte conceitual de planejamento hipermidiático, como com a parte prática, através da criação de uma disciplina para a modalidade a distância, que servirá apenas como um protótipo.

"O nosso objetivo maior é que os professores compreendam a importância das novas tecnologias educacionais como um apoio no seu trabalho pedagógico, pra que tenham uma visão geral do potencial dessa modalidade de ensino", destaca a prof.ª Drª Rosane Obregon, Coordenadora Pedagógica de Hipermídia para Aprendizagem do NEaD/UFMA.

Com a possibilidade de reunir várias mídias - áudio, vídeo, animação, entre outras -, os recursos hipermidiáticos conseguem atrair facilmente o interesse dos alunos, promovendo um ambiente lúdico e interativo favorável à aprendizagem.

"Eu posso ter um ambiente com um grande pacote de informação, mas que não permite a interação. Então, o recurso hipermidiático, além de se tornar mais interessante para o aluno, por facilitar o processo, ele permite a criação e o compartilhamento do conhecimento, que é o que a gente quer", explica a prof.ª Drª Rosane Obregon.

Palestras

A programação dos encontros presenciais da primeira turma conta com a palestra do prof. Dr. Francisco Fialho, da UFSC, sobre "Escola do Futuro", que ocorrerá no auditório central da UFMA dia 14 de setembro (aberta ao público); e com a palestra da prof.ª Dr.ª Sônia Correa, Pró-Reitora de Ensino da UFMA, sobre " A força da linguagem na EaD", dia 28 de setembro.

Confira abaixo a Programação.

{phocadownload view=file|id=52|target=s}

Aviso aos Professores

Os professores da primeira turma deverão receber um ofício-convite da PROEN, com o qual poderão solicitar o afastamento das atividades para participarem da aula inaugural, que ocorrerá dia 31 de agosto na Cidade Universitária, em São Luís. Os docentes que não receberem esse documento, devem solicitar, com urgência, pelo e-mail eventos.nead@ufma.br ou pelo telefone 3301-8055.

{phocadownload view=file|id=53|target=s}

Última alteração em: 27/08/2012 20:08