Produção científica do NEaD é apresentada no VI ESuD

publicado: 07/11/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

6a48e0b7808aaf92a1d94c7a7683e1df.jpgA Educação a Distância da UFMA foi socializada a centenas de pessoas durante o VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESuD), ocorrido entre os dias 2 e 4 de novembro, no Rio Poty Hotel, São Luís. Na oportunidade, a equipe pedagógica do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade apresentou duas pesquisas, nas quais o objeto de estudo foram os graduandos dos cursos a distância em Química e Administração do Pólo de Porto Franco.

O processo de aprendizagem na EaD: um olhar dos/as alunos/as no Pólo de Porto Franco. Este foi o título da pesquisa desenvolvida pelo diretor do NEaD, profº Dr. Othon Bastos Filho, juntamente com a prof.ª Msc. Janette Abreu. O trabalho busca identificar a percepção dos estudantes sobre a modalidade a distância, e assim entender melhor o processo de aprendizagem.“Um dos destaques desta pesquisa são os depoimentos dos discentes entrevistados, que em sua maioria relatam que se não fosse a EaD, não estariam fazendo um curso superior, pois não teriam condições financeiras de vir para São Luís fazer um curso presencial”, comenta Janette Abreu.

A EaD é uma alternativa eficaz para quem necessita romper obstáculos de tempo e espaço, contudo exige que o indivíduo assuma seu processo de construção do conhecimento com disciplina e autonomia. Sobre este assunto, trata a pesquisa “Planejamento de Estudos: subsídios para uma proposta de ação pedagógica com alunos de EaD do município de Porto Franco”, de autoria da coordenadora pedagógica do NEaD, prof.ª Esp. Sylvania de Sá, e da pedagoga Kellen Coimbra.“O que percebo de mais relevante nestas pesquisas é a importância desta modalidade educacional, pois se estes cursos não fossem a distância creio que seria inviável para estes estudantes, tanto por conta da falta de tempo, como também pela própria estrutura da região”, comentou a estudante Daniele Lisboa na ocasião do VI ESuD.

Com o tema “Qualidade em EaD”, o evento contou com mais de 130 trabalhos científicos apresentados por pesquisadores e professores oriundos de todos os estados do país.

Última alteração em: 06/11/2009 10:55