Notícias

Prevenção de incapacidades na hanseníase é tema do Podcast Telessaúde-UFMA desta terça, 14

publicado: 14/10/2025 10h04, última modificação: 14/10/2025 10h04
A temática será abordada pela terapeuta ocupacional Woldaglas Mendes e pela fisioterapeuta Fabiana Dias
Prevencao-de-incapacidades-na-hanseniase-e-o-tema-da-transmissao-desta-terca-feira-1410-pelo-Podcast-do-Telessaude-UFMA

Nesta terça-feira (14/10), às 15h, o Telessaúde-UFMA irá transmitir um episódio com o tema “Prevenção de incapacidades na hanseníase”. A temática será apresentada por Woldaglas Lobão Mendes, terapeuta ocupacional com experiência no trabalho com hanseníase (ANS) há 18 anos e por Fabiana Barbosa Dias, fisioterapeuta com 15 anos de experiência no atendimento a pessoas acometidas pela hanseníase e atuante em reabilitação, condução de grupos de autocuidado e avaliação neurológica simplificada.

A prevenção de incapacidades na hanseníase é o conjunto de ações que visam evitar, reduzir ou tratar precocemente danos causados pela doença aos nervos e tecidos. Essas ações começam no momento do diagnóstico e seguem durante e após o tratamento. Essa prevenção é um dos pilares mais importantes do controle da doença, pois busca evitar sequelas físicas e sociais que podem surgir mesmo após o tratamento.

A moderação do encontro será feita Dorlene Maria Cardoso de Aquino, pós-doutora em enfermagem (UFPE), doutora em Patologia Humana (UFBA) e mestra em Saúde e Ambiente (UFMA).

O encontro será transmitido pelo canal oficial do YouTube do NTS-UFMA. Se você é profissional da saúde, educador, ou deseja se conscientizar sobre esse tipo de prevenção, sintonize com o Podcast Telessaúde-UFMA.

 

FONTE: NTS-UFMA

registrado em: