Polo UAB de Porto Franco realiza I Gincana Acadêmica

publicado: 06/07/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

gincana academiaCom o tema “Educação a Distância” o Polo Universidade Aberta do Brasil - UAB de Porto Franco realizou, de 22 a 29 de junho, a I Gincana Acadêmica: Intercursos de Integração. O objetivo foi integrar os cursos da UAB ofertados pelo polo, além de estimular o acadêmico em seus aspectos intelectuais, históricos, culturais e artísticos; e promover a integração entre Universidade e comunidade.

A Gincana foi pensada devido ao alto índice de evasão dos alunos nos cursos do polo UAB. “A ideia foi integrar os alunos, tutores, professores e também a comunidade, porque a comunidade também tem que se beneficiar”, relata a Coordenadora do Polo UAB Porto Franco, Prof. Noélia Macedo.

A Gincana foi composta por quatro equipes, compostas por cursos e universidades diferentes, uma vez que o polo UAB é composto pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, e pelo Instituto Federal Tecnológico do Maranhão – IFMA.

Foram quatro eixos temáticos e mais provas mistas:
- Acadêmico - Envolveu atividades com o intuito de complementar e melhorar a qualidade da formação dos alunos da graduação;

- Cultural - Envolveu atividades de cunho cultural que desenvolveram a percepção da importância dos valores culturais, morais e éticos.

- Social – Composto por tarefas solidárias que visaram mostrar que a inclusão social de todos os cidadãos depende de ações conjuntas de toda a sociedade.

- Ambiental – Desenvolveu atividades voltadas às questões ambientais de forma dinâmica e interativa relacionadas à conscientização da qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Cada grupo ficou com um tema e usou a criatividade sobre como trabalhar cada um.

As equipes trabalharam com os temas: “A reciclagem dos resíduos sólidos urbanos – uma alternativa aos problemas do meio ambiente”, “Benefícios do plantio de árvores para o clima e qualidade de vida dos porto franquinos”, “Rio Tocantins: o impacto do desenvolvimento – preservação ou extinção” e “Preservação da Lagoa dos Muricis: sua importância para o equilíbrio do ecossistema do município de Porto Franco”.

Para o aluno Josué Sá de Carvalho, integrante da equipe Potência, foi um evento gratificante. “Faltava essa interação entre os cursos, entre os alunos. E essa gincana uniu muito a gente. E ainda conseguimos integrar a comunidade. Essa foi uma ação muito importante. Atitudes como essa não tem preço”, destacou.

Equipe NEaD/UFMA que esteve presente na Gincana

Acima, a equipe do NEaD/UFMA que esteve presente no evento. Da esquerda para a direita: Profª. Jesus Menezes, Profª. Rosane Obregon, o técnico Rafael Cruz , Prof. Nilson Costa, Prof. Othon Bastos, a coordenadora do polo Noélia Macêdo e a secretária Fabiana Diniz. Dentre os cursos ofertados pela UFMA no polo UAB de Porto Franco, estão os de graduação em Administração, Matemática e Química.

Última alteração em: 06/07/2012 20:34