Pesquisas de docentes do NEaD serão apresentados no SBIE

publicado: 12/11/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Professores do Núcleo de Educação a Distância da UFMA tiveram seus trabalhos aprovados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2010 (SBIE), que acontece entre os dias 23 e 26 de Novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Na ocasião, a Universidade será representada pelo coordenador tecnológico do NEaD, Rômulo Martins; pelo coordenador de projetos e gerente de desenvolvimento, Nilson Santos; e por Adriano Rêgo, estagiário da coordenação tecnológica.

"O trabalho estava sendo desenvolvido há quase 2 anos e foi importante a aceitação do artigo no SBIE 2010, já que é um evento nacional e comprova os resultados que a pesquisa está almejando. Estamos realizando, atualmente, outros testes com alunos da UFMA em busca de novos resultados para a publicação em congressos e simpósios internacionais", comenta Rômulo Martins. O coordenador vai apresentar, na sessão de artigos completos, o trabalho Uma Interface Web em conjunto com algoritmo de clustering no auxílio à formação de grupos colaborativos sócio-afetivos.

Já para Nilson Santos, as aprovações dos trabalhos mostram o crescimento na pesquisa na área da educação, que hoje interage com diversas áreas." Tudo ao nosso redor é Ciência, a união dos artigos publicados no SBIE é uma pequena prova desta interação entre ela, a educação e a matemática", comenta.

O diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, acrescenta que o intuito é fazer com que as pesquisas hoje desenvolvidas tenham repercussão efetiva nos cursos oferecidos pela UFMA. "O empenho dos profissionais do Núcleo em pesquisa científica irá com certeza contribuir para melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos cursos que a Universidade oferta na modalidade a distância", conclui.

Trabalhos aceitos por bolsistas do NEaD

Rômulo Martins França, José Ahirton Batista Lopes Filho e Cícero Costa Quarto - Uma Interface Web em conjunto com algoritmo de clustering no auxílio à formação de grupos colaborativos sócio-afetivos.

Nilson Costa, Adriano Rêgo, Pedriana Pavão, Paulo Cardoso, Fernando Cost e Sofiani Labidi - Aplicação da Teoria da Resposta ao Item integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Virtual-TANEB.

Nilson Santos, Flávio Barros, Christian Diniz, Sofiane Labidi e Jaclason Veras - VIRTUAL-TANEB: Um Ambiente de Avaliação utilizando Agente de Software e Ontologia no Processo de Avaliação da
Aprendizagem da Matemática do Quinto Ano do Ensino
Fundamental
.

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2010

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),o SBIE tem como objetivo divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação, fomentando ainda a troca de experiências entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em outras correlatas.

Confira mais informações no site www.ccae.ufpb.br/sbie2010/

Lugar: ASCOM/NEaD - UFMA