Pesquisa sobre EaD da UFMA é apresentada em Cuba

publicado: 12/02/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

9fdace330acac89f8e277eb287b63abd.jpgPor possibilitar interatividade entre professores e alunos de municípios distantes, a videoconferência ganha destaque entre as ferramentas utilizadas nos cursos a distância da UFMA. O assunto foi trabalhado em pesquisa pelo Núcleo de Educação a Distância - NEaD e apresentado recentemente no Congresso de Pedagogia 2011, realizado de 24 a 28 de janeiro em Cuba.

Considerado um dos mais importantes eventos educacionais do cenário internacional, o Congresso de Pedagogia reuniu esse ano mais de 3 mil professores da América Latina. Na comissão de Educação Superior, o Brasil esteve representado através da pesquisa Videoconferência na EaD: um estudo a partir da experiência do NEaD/UFMA, apresentada em comunicação oral pelo prof. Dr. Reinaldo Portal, coordenador pedagógico do Núcleo, que desenvolveu o trabalho juntamente com Kellen Coimbra, técnica em assuntos educacionais.

Ao mostrar a metodologia de trabalho que a UFMA está realizando através do NEaD, o público se mostrou receptivo, demonstrando grande interesse em conhecer nosso experimento em relação à videoconferência como momento presencial na EaD e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, que também é uma ferramenta de aprendizagem muito importante”, relata Reinaldo Portal.

Realizada a partir do acompanhamento de professores durante todo o trabalho de produção das videoconferências no Núcleo, a pesquisa dá ênfase às potencialidades oferecidas pela ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, diminuindo distâncias territoriais ao possibilitar o intercâmbio em tempo real entre professores e alunos de localidades distantes.

A pesquisa é resultado do trabalho diário de acompanhamento de professores na produção de videoconferências. O processo inicia com o planejamento da ferramenta, em seguida ocorre o monitoramento na preparação dos slides, o acompanhamento do professor durante a transmissão e por último é realizada uma avaliação pedagógica levando-se em conta a desenvoltura do professor e a receptividade dos alunos. O artigo fará parte do acervo de publicações da próxima revista Interativa.

Última alteração em: 11/02/2011 17:34