DTED/UFMA e Ministério do Turismo lançam curso gratuito sobre turismo acessível para pessoas com autismo

publicado: 10/05/2024 14h48, última modificação: 16/05/2024 16h44
A capacitação é 100% on-line, gratuita e com certificação inclusa.
BANNER MTUR (768 x 432 px).png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da sua Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), e em parceria com o Ministério do Turismo, abre inscrições para o curso Turismo Acessível às pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). A oferta educacional é on-line, gratuita, possui certificação e o acesso aos conteúdos é imediato. As matrículas podem ser realizadas até 01 de julho na plataforma qualifica.turismo.gov.br.

O curso, com duração de 30 horas, visa aprimorar as habilidades dos profissionais do setor de turismo e hotelaria no atendimento às pessoas com TEA. O intuito é proporcionar uma experiência turística mais acolhedora e inclusiva, tanto para esse público, quanto para seus familiares e cuidadores.

“Uma das principais vantagens deste curso, além da relevância do tema e da qualidade dos conteúdos, é a sua acessibilidade e praticidade. Sendo uma formação on-line, os participantes têm a flexibilidade de estudar no seu próprio ritmo e de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Após a confirmação da matrícula, o acesso aos conteúdos é instantâneo, o que proporciona uma experiência de aprendizado ágil e dinâmica.”, ressalta Mário Meireles, coordenador do Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade.

Na sua opinião, “a capacitação reúne uma série de conteúdos informativos que abordam o autismo no contexto turístico de forma completa, levando em consideração os aspectos sociais, clínicos, de acessibilidade, passando ainda por temas como as tecnologias inclusivas”. Ele enfatiza que o curso representa um estímulo à pluralidade e ao bem-estar desse público, da mesma forma que proporciona aos empresários e profissionais do setor uma oportunidade única de firmarem um compromisso com a responsabilidade social por meio da educação continuada.

Entre os assuntos abordados, destacam-se: a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto social (o autismo no modelo médico da deficiência; o autismo no modelo médico de neurodiversidade, símbolos do autismo). O direito das pessoas com TEA ao lazer e ao turismo. Limitações das pessoas com TEA e acessibilidade aos serviços turísticos. Atendimento turístico à pessoa com TEA. Tecnologia Assistiva para a pessoa com TEA. Barreiras Comunicacionais.

O público-alvo do curso é composto por diferentes atores que atuam na atividade turística nos mais diversos segmentos da área, empresários do setor de turismo e áreas afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shoppings centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: vídeos, recursos Multimídia, PDF (Livreto, Cartilha e Folder), infográficos interativos e e-book.

Tire suas dúvidas

Como me inscrevo? É necessário se cadastrar na plataforma: https://qualifica.turismo.gov.br/

Posso acessar os cursos no celular? O curso está disponível em um ambiente virtual adaptado a diferentes telas e dispositivos móveis.

Quantas horas têm o curso? São 30 horas.

O certificado tem validade? Sim. A certificação é emitida com selo UFMA.