Notícias

Parceria dá início a nova fase de produção de materiais multimídia

publicado: 10/08/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

7c6b2217cd655e33412a9268d3ed40be.jpgA UFMA começa uma nova fase na produção de material didático multimídia. Por meio de uma parceria entre o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), a Universidade vai realizar um investimento inédito em produção e aprimoramento de ferramentas que proporcionem novas vivências aos alunos de cursos da Educação a Distância, familiarizando-os à prática com equipamentos essenciais às realidades dos cursos e dando novos formatos às aulas.


"O NTI vai entrar com recursos de informática, equipamentos, espaço físico e alguns funcionários para fomentar o início dos trabalhos. Esse grupo vai criar esses equipamentos virtuais através de simuladores", afirma o diretor do NTI, Nélio Guilhon.


O trabalho será desenvolvido pela implementação de uma coordenação integrada entre os dois núcleos. Essa nova etapa garantirá, a educadores e estudantes, um salto além do básico, das ferramentas e tecnologias já utilizadas pela instituição — vídeo-aulas, videoconferências, ambientes virtuais de aprendizagem etc. —, como explica o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.


“O NEaD, hoje, já vem produzindo alguns materiais multimídia. Agora, estamos tentando passar para um segundo momento que é criar simuladores e outros materiais mais qualificados no sentido do conteúdo, focando o conceito de que alguns cursos têm a necessidade na gestão operacional do simulador, na prática que precisam de certos equipamentos. Então, é uma nova fase, um novo passo no trabalho de produção de material multimídia”, explica Othon Bastos.


Com a iniciativa, a UFMA vai incorporar, às metodologias de aula, ferramentas e aplicativos, como realidade aumentada( como o projeto MIRA,do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás) e vídeos em 3D.


Para habituar profissionais e alunos à nova prática, a Universidade não poupará esforços. O planejamento conta com a qualificação de profissionais e estagiários — a exemplo da Capacitação de Fomento para TICs — e convites a profissionais de renome nacional e de outras instituições engajadas em atividades de mesma linha.


“Nós utilizaremos vídeos com uma produção multimídia mais apurada, mais dinâmica. Utilizaremos animadores e também uma parte de produção, para orientar os professores sobre como vão fazer isso, definir roteiros. Vamos formar uma equipe para definir esse processo de maneira adequada”, comenta o coordenador estratégico do NEaD Rômulo Martins.


Última alteração em: 09/08/2011 03:29

registrado em: