Parceria com a USP vislumbra inovação em metodologias educacionais da UFMA

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

A Universidade Federal do Maranhão deu mais um passo para a inovação das metodologias educacionais. Recursos tecnológicos com ênfase em redes sociais serão incorporados pela UFMA por meio da recém-parceria firmada com o Núcleo de Telessaúde da Universidade de São Paulo. A fim de detalhar como será realizada a transferência de conhecimento entre as instituições, representantes da USP estiveram, nesta segunda-feira (12), em reunião na sede do Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

A USP veio representada pelos professores Chao Lung Wen (coordenador do Núcleo de Telessaúde) e Rosangela Suetugo Chao (integrante do grupo de Inovação em Teleodontologia); que estiveram em reunião com o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho; com a Coordenadora geral do UnA-SUS, Ana Emília Figueiredo; o coordenador tecnológico do UnA-SUS, Sofiane Labidi; o coordenador de tutoria do UnA-SUS, Rodrigo Barroqueiro; o coordenador tecnológico do NEaD, Rômulo Martins; e com o coordenador de pesquisa do NEaD, Ademir Martins.

Com essa parceria, a Universidade poderá trabalhar de forma mais efetiva para a inovação das metodologias educacionais. "Trabalhando em colaboração com instituições que são referência no uso de tecnologias educacionais, como a USP, daremos um salto de qualidade nos cursos ofertados, usando a Tecnologia como estratégia educacional para o aprimoramento do Ensino ofertado pela UFMA no Estado", avalia Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA (NEaD).

Como a parceria vai funcionar?

A parceria entre a UFMA e a USP vai acontecer em duas vertentes, sendo a primeira para aprimorar os recursos e estratégias de aprendizagem do curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, que inicia em agosto pela UFMA em virtude do convênio com a rede UnA-SUS. "Nós vamos usar todos os nossos conhecimentos como estratégias e usar tecnologias educacionais para apoiar a formação das pessoas", explica Chao Lung Wen.

O Núcleo de Telessaúde vai ceder Vídeos de Educação Aplicada, bem como capacitar profissionais da UFMA para posteriormente produzirem vídeos com formato próprio da instituição. A idéia é utilizar os vídeos como material didático, a partir de roteiros bem estruturados que focam na exposição de problemas e estimulam o aluno a trabalhar criticamente para a construção de soluções.

Em paralelo, o Núcleo irá ceder para uso da UFMA o programa de computador Mulher Virtual, feito em computação gráfica 3D para explicações precisas sobre Anatomia. Para formalizar essa fase, o prof.º Chao Lung irá participar da aula inaugural da Especialização em Saúde Materno Infantil, dia 13 de agosto.

O segundo eixo da parceria é voltado para o ensino da educação em Saúde nas escolas públicas, como explica o coordenador do Núcleo de Telessaúde. "A idéia é usar kits que estimulem as escolas públicas a formar uma espécie de museu de ciência, inclusive falando sobre vários assuntos: drogas, álcool, fumo, baixa visão, saúde bucal". Esse trabalho prevê primeiramente a capacitação de professores e estudantes universitários para socialização do conteúdo dos Kits (cartazes e DVDs) à estudantes do ensino médio, que numa fase seguinte atuarão como "multiplicadores de conhecimento" dentro de suas escolas.

Será distribuído ainda um cartão do conhecimento, por meio do qual os discentes poderão compartilhar conhecimentos em rede nacional, através do ambiente virtual do projeto. A iniciativa será implantada, inicialmente, em escolas públicas de São Luís, São José de Ribamar e Santa Rita.

Lugar: Ascom NEaD
Texto: Gustavo Rodrigues e Tissiana Carvalhêdo