Notícias

Parceria com a USP vai incluir o Maranhão em Rede Social

publicado: 28/05/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

33831096ab86d4b264d4c70d392cb61c.jpgA Universidade Federal do Maranhão, por meio do NEaD e da Universidade Aberta do SUS, firmou nesta segunda-feira (25) uma importante parceria com a Universidade de São Paulo (USP). As instituições vão atuar juntas no projeto de extensão Rede Social de Conhecimento e Cultura, do Núcleo de Telessaúde da USP, coordenado pelo prof. Dr. Chao Lung Wen. O Maranhão será o primeiro Estado do país a receber o projeto, após São Paulo.


Em visita à instituição, representantes da UFMA conheceram as instalações do Núcleo de Telessaúde, garantindo apoio ao projeto que visa difundir conhecimento em rede para estudantes do ensino médio da rede pública municipal de todo o Brasil. O diferencial do projeto será o de preparar os estudantes para exercício da função de “multiplicadores”, sob a supervisão de professores. Participaram da visita, o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho; e os coordenadores da UNA-SUS/UFMA, Profª. Ana Emília Oliveira (coordenadora geral) e o Prof. Sofiane Labidi (coordenador tecnológico).

Essa parceria vem ao encontro das ações do NEaD. Primeiramente, vamos utilizar o material multimídia já preparado pela USP. Em um segundo momento, a nossa plataforma com as coordenações de pólo darão suporte à produção de mais materiais didáticos”, explica Othon Bastos.

O encontro interinstitucional ratificou a intenção de cooperação entre as duas instituições, que deverá ser formalizada através de documento encaminhado pela Universidade Federal do Maranhão à USP.


Como vai funcionar?

Como primeiro passo, serão firmadas parcerias com as prefeituras interessadas, que se comprometerão com o espaço e apoio logístico para realização das atividades, além da definição do público-alvo (professores e estudantes). Em seguida, será feita a doação do material didático (cartazes e DVD’s), exposição do projeto e treinamento para professores e graduandos da UFMA. Essa tarefa será desempenhada pelo coordenador Chao Lung Wen, que tem visita prevista à UFMA ainda no primeiro semestre do ano.

Em etapa posterior, os participantes do treinamento serão responsáveis pela socialização do conteúdo por meio de videoconferências transmitidas da sede do NEaD para estudantes do ensino médio e professores da rede municipal das prefeituras participantes, capacitando-os para atuar como multiplicadores na fase seguinte.

Na etapa final, os estudantes atuarão como “multiplicadores de conhecimento” dentro de suas escolas, sob a supervisão dos professores. Será distribuído um cartão do conhecimento, por meio do qual os discentes poderão compartilhar conhecimentos em rede nacional, através do ambiente virtual do projeto.

Inicialmente, o projeto prevê apenas difusão de conteúdo na área da saúde, oferecido pelo Núcleo de Telessaúde. Posteriormente, a UFMA vai ficar encarregada da definição dos novos conteúdos e produção do material didático.


Última alteração em: 27/05/2010 11:53

registrado em: