Notícias

Palestra inaugura Capacitação do NEaD para professores da UESPI

publicado: 13/05/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

42efab7aa88e01c9bb3c69aafbd5277c.jpgO Núcleo de Educação a Distância - NEaD promoveu, nesta terça-feira (10), a aula inaugural da Capacitação de Docentes para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Uma palestra, proferida pelo ex-reitor da UFMA, Othon Bastos, reuniu os professores da instituição.

No primeiro encontro entre os participantes do curso, a palestra abordou alguns temas que serão tratados na capacitação, entre eles: o contexto nacional das TICs, ferramentas tecnológicas para a educação; metodologias e o andamento da EaD na UFMA.

É uma satisfação para nós, da UFMA, o convite para participar do processo de formação de professores da UESPI, levando nossa metodologia de gestão que é tida como referência para esta instituição, comenta o diretor geral do NEaD, Othon Bastos Filho.

Pela UFMA, estiveram presentes no evento: o diretor Othon Bastos Filho; o coordenador pedagógico do NEaD, Reinaldo Portal; e o coordenador tecnológico, Rômulo Martins. Representando a Estadual do Piauí, marcaram presença a diretora geral do NEaD/UESPI, Márcia Percília; o coordenador geral do Programa de Fomento para uso das TICs na UESPI, Mário Eduardo Pinheiro; e a coordenadora do curso, Rosângela Pereira de Sousa.

Capacitação para o uso das TICs

O curso visa capacitar 200 docentes efetivos da UESPI que irão atuar na EaD. A princípio, serão quatro turmas que deverão cumprir cinco módulos durante o curso, totalizando 205 horas que serão ofertadas em modo presencial e a distância.

O conteúdo do treinamento envolve temáticas como uso do computador como ferramenta pedagógica, a internet, conhecimentos básicos de informática, definição de TICs, e o uso integrado dessas tecnologias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A capacitação objetiva dar base aos profissionais, para que se tornem aptos a planejar aulas com o uso de tecnologias, a participar da produção de materiais didáticos impressos e virtuais; a utilizar a plataforma moodle/Scai e a reconhecer programas de indexação da EaD.


Última alteração em: 12/05/2011 09:52

registrado em: